top of page

A declaração de Chicago sobre a Aplicação Bíblica.


Esta declaração é a terceira e última de uma trilogia de Encontros promovidos pelo Conselho Internacional sobre a Inerrância Bíblica.

O Encontro de Cúpula I (26 a 28 de outubro de 1978) produziu a Declaração de Chicago sobre a Inerrância Bíblica. Clique aqui.

O Encontro de Cúpula II (10 a 13 de novembro de 1982) resultou na Declaração de Chicago sobre Hermenêutica Bíblica. Clique aqui.

Esta última conferência, Encontro de Cúpula III (10-13 de dezembro de 1986), redigiu a Declaração de Chicago sobre Aplicação Bíblica. Com esta afirmação, o trabalho acadêmico proposto do ICBI foi concluído, pois a doutrina da inerrância foi assim definida, interpretada e aplicada por muitos dos principais estudiosos evangélicos de nossa época.


ARTIGOS DE AFIRMAÇÃO E NEGAÇÃO


Artigo I: O DEUS VIVO

Afirmamos que o único Deus verdadeiro e vivo é o criador e sustentador de todas as coisas.

Afirmamos que este Deus pode ser conhecido através de Sua revelação de Si mesmo em Sua palavra escrita inerrante.

Afirmamos que este Deus existe eternamente em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, cuja cada uma delas é totalmente Deus.

Afirmamos que este Deus vivo, ativo e que fala entrou na história através do Filho Jesus Cristo para trazer salvação à raça humana.

Afirmamos que o caráter e a vontade revelada de Deus são a base de toda a moralidade.

Negamos que a linguagem humana das Escrituras é inadequada para nos informar quem é Deus ou como Ele é.

Negamos que a doutrina da Trindade seja uma contradição ou se baseia em uma ontologia inaceitável.

Negamos que a noção de Deus deve ser acomodada ao pensamento moderno, o qual não tem lugar para os conceitos de pecado e salvação.


Artigo II: O SALVADOR E SEU TRABALHO

Afirmamos que Jesus Cristo é verdadeiro Deus, gerado pelo Pai de toda a eternidade, e também verdadeiro homem, concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria.

Afirmamos que a união indivisível da deidade plena com a humanidade plena na única pessoa de Jesus Cristo é essencial para o Seu trabalho salvador.

Afirmamos que Jesus Cristo, através de Seu sofrimento vicário, morte e ressurreição, é o único Salvador e Redentor do mundo.

Afirmamos que a salvação é apenas pela fé em Jesus Cristo.

Afirmamos que Jesus Cristo, como revelado nas Escrituras, é o modelo supremo da vida santa, que é nossa nele e através dele.

Negamos que as Escrituras justificam qualquer proclamação ou oferta de salvação, exceto com base no trabalho salvífico do Cristo crucificado e ressuscitado.

Negamos que aqueles que morrem sem Cristo possam ser salvos na vida que está por vir.

Negamos que pessoas capazes de escolha racional possam ser salvas sem fé pessoal no Cristo bíblico.

Negamos que apresentar Jesus Cristo como exemplo moral sem referência à Sua deidade e expiação vicária faz justiça ao ensino das Escrituras.

Negamos que uma compreensão adequada do amor e da justiça de Deus garante a esperança da salvação universal.


Artigo III: O ESPÍRITO SANTO E SUA OBRA

Afirmamos que o Espírito Santo é a terceira pessoa do Deus Trino e que Sua obra é essencial para a salvação dos pecadores.

Afirmamos que o conhecimento verdadeiro e salvador de Deus é dado pelo Espírito de Deus, na medida em que Ele autentica e ilumina a Palavra das Escrituras Canônicas, da qual Ele é o autor primário.

Afirmamos que o Espírito Santo guia o povo de Deus, dando-lhes sabedoria para aplicar as Escrituras às questões modernas e à vida cotidiana.

Afirmamos que a vitalidade da Igreja em adoração e comunhão, sua fidelidade na confissão, sua frutificação em testemunho e seu poder em missão, dependem diretamente do poder do Espírito Santo.

Negamos que qualquer visão que se oponha à tri pessoalidade essencial de Deus é compatível com o evangelho.

Negamos que qualquer pessoa possa dizer com o coração que Jesus é Senhor sem a ação do Espírito Santo.

Negamos que o Espírito Santo, depois da era apostólica, já deu, ou dê agora, nova revelação normativa à igreja.

Negamos que o nome de “avivamento” deva ser dado a qualquer movimento na igreja que não envolva um sentido aprofundado do julgamento e misericórdia de Deus em Cristo.


Artigo IV: A IGREJA E SUA MISSÃO

Afirmamos que a inspiração do Espírito Santo dá à Bíblia sua autoridade canônica, e o papel da igreja foi e é reconhecer e afirmar essa autoridade.

Afirmamos que Cristo, o Senhor, estabeleceu sua igreja na Terra e a governa por Sua Palavra e Espírito.

Afirmamos que a igreja é apostólica uma vez que recebe e é estabelecida sobre a doutrina dos apóstolos registrada nas Escrituras e continua a proclamar o evangelho apostólico.

Afirmamos que as marcas de identificação das igrejas locais são a confissão fiel e a proclamação da Palavra de Deus, e a administração responsável do batismo e da Ceia do Senhor.

Afirmamos que as igrejas estão sujeitas à Palavra de Cristo em sua ordem assim como em sua doutrina.

Afirmamos que, além de seu compromisso com uma local igreja, os cristãos podem se envolver adequadamente em organizações para-eclesiásticas para ministério especializado.

Afirmamos que Cristo chama a igreja para servi-lo por sua adoração, nutrição e testemunho como Seu povo no mundo.

Afirmamos que Cristo envia a igreja para o mundo inteiro para chamar a humanidade pecaminosa à fé, arrependimento e justiça.

Afirmamos que a unidade e a clareza das Escrituras nos encorajam a buscar resolver as diferenças doutrinárias entre os cristãos, e assim manifestar a unidade da igreja em Cristo.

Negamos que a igreja possa conceder autoridade canônica às Escrituras.

Negamos que a igreja seja constituída pela vontade e tradições dos homens.

Negamos que a igreja possa convencer a consciência à parte da Palavra de Deus.

Negamos que a igreja possa se libertar da autoridade da Palavra de Deus escrita e ainda exercer disciplina válida em nome de Cristo.

Negamos que a igreja possa acomodar-se às demandas de uma cultura particular se essas exigências entrarem em conflito com a revelação bíblica, ou se restringirem a liberdade da consciência cristã.

Negamos que diferentes situações culturais invalidam o princípio bíblico da igualdade entre homens e mulheres ou os requisitos bíblicos para seus papéis na igreja.


Artigo V: SANTIDADE DA VIDA HUMANA

Afirmamos que Deus, o Criador, é soberano sobre toda a vida humana e a humanidade é responsável, sob Deus, para preservá-la e protegê-la.

Afirmamos que a santidade da vida humana é baseada na criação da humanidade como imagem e semelhança de Deus.

Afirmamos que a vida de um ser humano começa na concepção (fertilização) e continua até a morte biológica; assim, o aborto (exceto quando a continuidade da gravidez ameaça iminentemente a vida física da mãe), infanticídio, suicídio e eutanásia são formas de assassinato.

Afirmamos que a visão penal da justiça social é compatível com a santidade da vida humana.

Afirmamos que reter alimentos ou água para causar ou apressar a morte é uma violação da santidade da vida.

Afirmamos que, como o avanço da tecnologia médica obscureceu a distinção entre a vida e a morte, é essencial avaliar cada caso terminal com o maior cuidado de modo a preservar a santidade da vida humana.

Negamos que a qualidade de vida humana tenha prioridade sobre sua santidade.

Negamos que a santidade da vida pré-natal negue a propriedade dos procedimentos médicos necessários para preservar a vida da mãe grávida.

Negamos que matar em legítima defesa, na pena capital administrada pelo Estado, ou em guerras justamente travadas, é necessariamente uma violação da santidade da vida humana.

Negamos que aqueles que rejeitam uma base divina para o direito moral estão isentos da obrigação ética e social de preservar e proteger a vida humana inocente.

Negamos que permitir a morte sem intervenção médica para prolongar a vida é sempre uma violação da santidade da vida humana.


Artigo VI: CASAMENTO E FAMÍLIA

Afirmamos que o propósito do casamento é glorificar o Deus e estender seu Reino na Terra em uma instituição que prevê castidade, companheirismo, procriação e educação cristã de crianças.

Afirmamos que, uma vez que o casamento é um pacto sagrado sob Deus unindo um homem e uma mulher como uma única carne, igreja e Estado devem exigir fidelidade à intenção de Deus de que seja um vínculo permanente.

Afirmamos que no padrão matrimonial ordenado por Deus, o marido como chefe é o servo-líder amoroso de sua esposa, e a esposa como ajudante na companhia submissa é uma parceira completa com seu marido.

Afirmamos que a educação amorosa e a disciplina das crianças é uma ordem de Deus dos pais; e Deus ordena que a obediência aos pais é um dever dos filhos.

Afirmamos que a igreja tem a responsabilidade de nutrir a família.

Afirmamos que a honra aos pais é um dever vitalício de todas as pessoas e inclui a responsabilidade pelo cuidado dos idosos.

Afirmamos que a família deve realizar muitos serviços agora comumente assumidos pelo Estado.

Negamos que o prazer e a autorrealização são a base do casamento e que as dificuldades são causas justas para quebrar o pacto matrimonial.

Negamos que o ideal bíblico do casamento possa ser cumprido por um casal que vive junto sem um pacto matrimonial legal ou por qualquer forma de coabitação entre pessoas do mesmo sexo ou grupo.

Negamos que o Estado tenha o direito de legitimar visões sobre o casamento e a unidade familiar que contrariam os padrões bíblicos.

Negamos que a mudança das condições sociais torne o casamento ordenado por Deus ou papéis familiares obsoletos ou irrelevantes.

Negamos que o Estado tenha o direito de usurpar a responsabilidade parental biblicamente designada.


Artigo VII: DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

Afirmamos que o casamento de Adão e Eva como uma relação monogâmica ao longo da vida é o padrão para todos os casamentos dentro da raça humana.

Afirmamos que Deus une marido e mulher em matrimônio assumido e consumado, e responsabilizará moralmente os destruidores destas alianças.

Afirmamos que, uma vez que a essência do compromisso matrimonial é o compromisso ao longo da vida com o parceiro do pacto, a ação em relação a um colapso conjugal deve, pelo menos inicialmente, visar a reconciliação dos parceiros e a restauração do casamento.

Afirmamos que Deus odeia o divórcio, por mais motivado que seja.

Afirmamos que, embora Deus odeie o divórcio, em um mundo pecaminoso a separação às vezes é aconselhável e o divórcio às vezes é inevitável.

Afirmamos que Deus perdoa pecadores arrependidos, mesmo aqueles que pecaram por acabar seus casamentos.

Afirmamos que a igreja local tem a responsabilidade de disciplinar aqueles que violam os padrões bíblicos para o casamento, restaurar com compaixão aqueles que se arrependem, e fielmente ministrar a graça de Deus àquelas cujas vidas têm sido afetadas pela ruptura conjugal.

Negamos que exista qualquer contradição dentro das Escrituras sobre o divórcio e o casamento.

Negamos que é pecado separar ou viver separado de um cônjuge promíscuo ou abusivo.


Artigo VIII: DESVIOS SEXUAIS

Afirmamos que as Escrituras revelam os padrões de Deus para as relações sexuais, desvio dos quais é pecaminoso.

Afirmamos que a relação sexual é legítima apenas em uma relação de casamento heterossexual.

Afirmamos que a graça de Deus em Cristo pode levar homens e mulheres da escravidão à prática sexual desviada, sejam elas heterossexuais ou homossexuais, e a igreja deve assumir a responsabilidade de restaurar tais membros a uma vida que honre Deus.

Afirmamos que Deus ama homossexuais, bem como outros pecadores, e que as tentações homossexuais podem ser resistidas no poder de Cristo para a glória de Sua graça, assim como outras tentações também podem.

Afirmamos que os cristãos devem exercer compaixão, bondade e perdão ao ministrar a graça de Deus àqueles cujas vidas foram marcadas por desvios sexuais.

Afirmamos que a realização humana não depende de impulsos sexuais serem satisfeitos; hedonismo e filosofias relacionadas encorajando a sexualidade promíscua estão erradas e levam à ruína.

Afirmamos que a pornografia ameaça o bem-estar dos indivíduos, famílias e sociedades inteiras, e que cabe aos cristãos buscar impedir sua produção e distribuição.

Negamos que a prática homossexual possa agradar a Deus.

Negamos que a hereditariedade, o condicionamento infantil ou outras influências ambientais possam justificar o comportamento sexual desviado.

Negamos que a abuso sexual ou exploração de crianças em geral e relações incestuosas em particular possam ser justificadas.

Negamos que não há esperança de buscar a libertação de práticas homossexuais ou outras formas de desvio sexual.

Negamos que a cura do desvio sexual seja auxiliada pela condenação sem compaixão ou compaixão sem a aplicação da verdade bíblica, em esperança confiante.


Artigo IX: O ESTADO SOB DEUS

Afirmamos que Deus estabeleceu o governo civil como um instrumento de Sua graça comum, para conter o pecado, para manter a ordem, e promover a justiça civil e o bem-estar geral.

Afirmamos que Deus dá aos governos civis o direito de usar força coercitiva para a defesa e incentivo daqueles que fazem o bem e para a justa punição daqueles que fazem o mal.

Afirmamos que é apropriado e desejável que os cristãos participem do governo civil e defendam a promulgação de leis para o bem comum de acordo com a lei moral de Deus.

Afirmamos que é dever do povo cristão orar pelas autoridades civis e obedecê-las , exceto quando tal obediência envolveria a violação da lei moral de Deus ou negligenciaria as responsabilidades ordenadas por Deus de testemunho cristão.

Afirmamos que os governos têm a responsabilidade perante Deus de estabelecer e aplicar leis que de acordo com a lei moral de Deus, no que diz respeito às relações humanas.

Afirmamos que o governo de Cristo da igreja através de Sua Palavra não deve ser confundido com o poder que Ele concede aos governos civis; tal confusão comprometerá a pureza do evangelho e violará a consciência dos indivíduos.

Afirmamos que quando as famílias ou igrejas negligenciam seus deveres biblicamente definidos, comprometendo assim o bem-estar de seus membros, o Estado pode intervir por direito.

Negamos que o Estado tenha o direito de usurpar a autoridade de outras esferas da vida dadas por Deus, especialmente na igreja e na família.

Negamos que o Reino de Deus possa ser estabelecido pelo poder coercitivo dos governos civis.

Negamos que o Estado tenha o direito de proibir a oração voluntária e outros exercícios religiosos voluntários em um momento apropriado na escola pública.

Negamos que o estabelecimento providencial de Deus de um determinado governo confere uma bênção especial, além da execução justa e fiel do governo de seus deveres.

Negamos que a crença religiosa é um pré-requisito essencial para o serviço no governo civil, ou que sua ausência invalida a autoridade legal daqueles que governam.

Negamos que o Reino de Deus possa ser estabelecido pelo poder dos governos civis.

Negamos que o governo tenha o direito de prescrever orações específicas ou formas de exercício religioso para seus cidadãos.


Artigo X: DIREITO E JUSTIÇA

Afirmamos que as Escrituras são o único registro infalível de princípios morais imutáveis básicos a uma jurisprudência sólida e uma filosofia adequada dos direitos humanos.

Afirmamos que Deus imprimiu sua imagem nos corações de todas as pessoas para que sejam moralmente responsáveis por Suas ações como indivíduos e como membros da sociedade.

Afirmamos que a lei revelada por Deus, a natureza moral da humanidade e a legislação humana servem para conter a ordem política caída do caos e da anarquia e apontar a humanidade para a necessidade de redenção em Jesus Cristo.

Afirmamos que o Evangelho não pode ser legislado e as leis não podem salvar os pecadores.

Negamos que o positivismo jurídico, ou qualquer outra filosofia humanista do direito, seja capaz de satisfazer a necessidade de padrões absolutos de lei e justiça.

Negamos que qualquer pessoa ou sociedade cumpra os padrões de Deus de modo a justificar a si mesma, ou a si mesma perante o tribunal da justiça absoluta de Deus.

Negamos que qualquer ordem política, econômica ou social esteja livre das consequências mortais do pecado original ou capaz de oferecer uma solução utópica ou substituir a sociedade perfeita que Só Cristo estabelecerá em Sua Segunda Vinda.


Artigo XI: GUERRA

Afirmamos que Deus deseja paz e justiça entre as nações e condena guerras de agressão.

Afirmamos que os Estados legais têm o direito e o dever de defender seus territórios e cidadãos contra a agressão e opressão de outros poderes, incluindo a provisão para uma defesa civil adequada da população.

Afirmamos que, em defesa legítima de seus territórios e governos cidadãos, os governos devem usar apenas meios justos de guerra.

Afirmamos que os Estados em guerra devem se esforçar por todos os meios possíveis para minimizar as baixas civis.

Negamos que a causa de Cristo possa ser defendida com armas terrenas.

Negamos que os cristãos sejam proibidos de usar armas na defesa de estados legais.

Negamos que o massacre indiscriminado de civis possa ser uma forma moral de guerra.

Negamos que as circunstâncias da guerra moderna destruam o direito e o dever do governo civil de defender seus territórios e cidadãos.


Artigo XII: DISCRIMINAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Afirmamos que Deus, que criou o homem e a mulher à sua imagem, concedeu a todos os seres humanos direitos fundamentais que devem ser protegidos, sustentados e fomentados nos níveis natural e espiritual.

Afirmamos que todos os seres humanos são, em última análise, responsáveis diante de Deus pelo uso desses direitos.

Afirmamos que os cristãos devem defender os direitos dos outros ao mesmo tempo em que estejam dispostos a renunciar aos seus próprios direitos para o bem dos outros.

Afirmamos que os cristãos são advertidos a seguir o exemplo compassivo de Jesus, ajudando a suportar os fardos daqueles cujos direitos humanos foram diminuídos.

Negamos que qualquer direito humano que viole o ensino das Escrituras é legítimo.

Negamos que qualquer ato que prejudique ou diminua a vida natural ou espiritual de outra pessoa, violando os direitos humanos dessa pessoa seja aceitável.

Negamos que idade, deficiência, desvantagem econômica, raça, religião ou sexo usado como base para a discriminação possam justificar a negação do exercício ou gozo dos direitos humanos.

Negamos que o elitismo ou a apreensão de poder são compatíveis com o chamado de Cristo para dedicar nossos direitos ao Seu serviço.


Artigo XIII: ECONOMIA

Afirmamos que princípios econômicos válidos podem ser encontrados nas Escrituras e devem fazer parte integrante de um mundo cristão e visão de vida.

Afirmamos que os recursos materiais são uma bênção de Deus, para serem apreciados com ação de graças, e devem ser conquistados, gerenciados e compartilhados como uma mordomia sob Deus.

Afirmamos que os cristãos devem dar sacrificialmente de seus recursos para apoiar o trabalho da igreja de Deus.

Afirmamos que o uso de recursos pessoais e materiais para a proclamação do evangelho é necessário tanto para a salvação da humanidade perdida quanto para superar a pobreza onde isso é fomentado pela adesão a sistemas religiosos não cristãos.

Afirmamos que a compaixão ativa pelos pobres e oprimidos é uma obrigação que Deus coloca sobre todos os seres humanos, especialmente naqueles com recursos.

Afirmamos que a posse de riqueza impõe obrigações aos seus possuidores.

Afirmamos que o amor ao dinheiro é uma fonte de grande maldade.

Afirmamos que a depravação humana, a ganância e a vontade de poder promovem a injustiça econômica e subvertem a preocupação com os pobres.

Afirmamos que a Bíblia afirma o direito de propriedade privada como uma mordomia sob Deus.

Negamos que as Escrituras ensinem diretamente qualquer ciência da economia, embora existam princípios de economia que podem ser derivados das Escrituras.

Negamos que as Escrituras ensinam que a compaixão pelos pobres deve ser expressa exclusivamente através de um sistema econômico particular.

Negamos que as Escrituras ensinam que o dinheiro ou a riqueza são inerentemente maus.

Negamos que as Escrituras endossem coletivismo econômico ou individualismo econômico.

Negamos que as Escrituras proíba o uso de recursos de capital para produzir renda.

Negamos que o foco adequado da esperança de um cristão seja a prosperidade material.

Negamos que os cristãos devem usar seus recursos principalmente para autogratificação.

Negamos que a salvação do pecado envolve necessariamente a libertação econômica ou política.


Artigo XIV: TRABALHO E LAZER

Afirmamos que Deus criou a humanidade à sua imagem e graciosamente as equipou tanto para o trabalho quanto para o lazer.

Afirmamos que em todo o trabalho honroso, por mais comum que seja, Deus trabalha com e através do trabalhador.

Afirmamos que o trabalho é o meio divinamente ordenado pelo qual glorificamos a Deus e suprimos nossas próprias necessidades e as necessidades dos outros.

Afirmamos que os cristãos devem trabalhar da melhor maneira que conseguirem como forma de agradar a Deus.

Afirmamos que as pessoas devem se submeter humildemente e exercer corretamente qualquer autoridade que opere em sua esfera de trabalho.

Afirmamos que em seu trabalho as pessoas devem buscar o primeiro reino de Deus e a justiça, dependendo Dele para suprir suas necessidades materiais.

Afirmamos que a compensação deve ser um retorno justo para o trabalho feito, sem discriminação.

Afirmamos que o lazer, em equilíbrio adequado com o trabalho, é ordenado por Deus e deve ser apreciado para a Sua glória.

Afirmamos que o trabalho e seu produto têm não apenas valor temporal, mas também eterno quando feito e usado para a glória de Deus.

Negamos que as pessoas devem trabalhar para satisfazer e gratificar a si mesmas em vez de servir e agradar a Deus.

Negamos que os ricos têm mais direito ao lazer do que os pobres.

Negamos que certos tipos de trabalho dão às pessoas maior valor aos olhos de Deus do que outras pessoas têm.

Negamos que o cristão deva depreciar o lazer ou fazer disso um objetivo.


Artigo XV: RIQUEZA E POBREZA

Afirmamos que Deus, que é justo e amoroso, tem uma preocupação especial com os pobres em sua situação.

Afirmamos que Deus pede uma mordomia responsável por Seu povo de suas vidas e recursos.

Afirmamos que o esforço sacrificial para aliviar a pobreza, a opressão e o sofrimento dos outros é uma marca registrada do discipulado cristão.

Afirmamos que, assim como os ricos não devem ser gananciosos, então os pobres não devem ser cobiçosos.

Negamos que podemos nos chamar, com razão, discípulos de Cristo se não tivermos preocupação ativa com os pobres, os oprimidos, e o sofrimento, especialmente dos da família da fé.

Negamos que possamos sempre considerar a prosperidade ou a pobreza como a medida de nossa fidelidade a Cristo.

Negamos que é necessariamente errado que os cristãos sejam ricos ou que algumas pessoas possuam mais do que outras.


Artigo XVI: ADMINISTRAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Afirmamos que Deus criou o ambiente físico para Sua própria glória e para o bem de Suas criaturas humanas.

Afirmamos que Deus delegou a humanidade autoridade para governar a criação.

Afirmamos que a humanidade tem mais valor do que o resto da criação.

Afirmamos que o domínio da humanidade sobre a Terra impõe a responsabilidade de proteger e cuidar de sua vida e recursos.

Afirmamos que os cristãos devem adotar a investigação científica responsável e sua aplicação em tecnologia.

Afirmamos que a administração da terra do Senhor inclui o uso produtivo de seus recursos que devem ser sempre repostos na medida do possível.

Afirmamos que a poluição evitável da terra, ar, água ou espaço é irresponsável.

Negamos que o cosmos não tem valor além da humanidade.

Negamos que a visão bíblica autorize ou incentive a exploração com desperdício da natureza.

Negamos que os cristãos devem abraçar o repúdio da ciência ou a crença equivocada de que a ciência é a esperança da humanidade.

Negamos que indivíduos ou sociedades devem explorar os recursos do universo em benefício próprio em detrimento de outras pessoas e sociedades.

Negamos que uma visão de mundo materialista possa fornecer uma base adequada para o reconhecimento dos valores ambientais.


A DECLARAÇÃO DE CHICAGO SOBRE A APLICAÇÃO BÍBLICA


Introdução

O Conselho Internacional de Inerrância Bíblica foi fundado em 1977, com um período de vida planejado de dez anos. Seu objetivo, sob Deus, era buscar por meio de ensino e escrita acadêmica restaurar a confiança do povo cristão na confiabilidade total das Escrituras. Como essa perda de confiança leva tanto à perda de clareza ao afirmar os absolutos do cristianismo autêntico quanto à perda das condições necessárias para mantê-los, a tarefa foi considerada urgente. Dez anos de esforço especial para mudar a maré da incerteza sobre a Bíblia não pareciam ser compromisso grande demais, assim como pedir ao público cristão para apoiar este esforço. Em seu décimo ano, o Conselho enxerga o que foi realizado como causa para profunda ação de graças a Deus, de todos os pontos de vista.


Os três encontros de estudiosos que o Conselho promoveu foram concebidas como uma série logicamente conectada, cada uma tendo um propósito unitário e consultivo. A Cúpula de 1978 alcançou uma grande reformulação para o nosso tempo da visão cristã histórica da Sagrada Escritura como revelação canônica de Deus dada na forma de testemunho humano composto de vários elementos da vontade, obras e caminhos de Deus. A Cúpula de 1982 chegou a um amplo consenso sobre as diretrizes e controles hermenêuticos para a interpretação bíblica. A Cúpula de 1986 busca mostrar a relevância de uma interpretação bíblica correta para algumas áreas-chave nas quais existem confusão e disputa na cultura norte-americana de hoje. A necessidade do segundo e terceiro Encontros sempre foi clara, pois confessar a crença em uma Bíblia inerrante nos faz pouco bem até sabermos interpretá-la, e a interpretação envolve aplicar a verdade bíblica às realidades da vida contemporânea.


A Cúpula III está preocupada em aplicar a verdade eterna às situações do final do século XX. Não destaca a tarefa evangelística e pastoral de garantir que a verdade conhecida seja internalizada e vivida, mas se concentra em ver o que significa viver essa verdade em nosso meio atual. A Cúpula não centra sua atenção nas disciplinas do discipulado pessoal, pois já existem muitos bons materiais sobre isso, e não é neste ponto que as crises mais agudas da aplicação são sentidas. Em vez disso, a Cúpula III concentra-se, em primeiro lugar, nos fundamentos trinitários que devem moldar toda a vida e testemunha da igreja, e depois uma série de preocupações da comunidade que estão sob o título da ética social cristã. Esses temas foram escolhidos em parte por sua importância intrínseca e, em parte, porque há necessidade de dissipar dúvidas sobre se que creem na Bíblia podem concordar em como respondê-los. Como o consenso da primeira Cúpula dissipava dúvidas sobre se o acordo é possível sobre a natureza das Escrituras, e o consenso da segunda Cúpula dissuadiu as dúvidas sobre se os que defendem a inerrância podem concordar com princípios para interpretar o texto inspirado, então, agora, a Cúpula III oferece um alto grau de consenso sobre como uma Bíblia confiável direciona a oração, planejamento e ação na sociedade à deriva de hoje. Agradecemos a Deus por todos esses acordos, que acreditamos ser de grande importância para o nosso tempo.


Aproximando-se de problemas contemporâneos

O processo de ação divina sobrenatural que produziu as Escrituras nos deu, não um livro-texto de teologia e ética, mas algo mais rico e instrutivo - um livro de vida. Neste livro, constituído de sessenta e seis livros separados, muitos tipos de materiais diferentes são reunidos. A espinha dorsal da Bíblia é uma coleção de narrativas histórica de fatos que abrangem alguns milhares de anos que contam como Deus, o Criador, tornou-se o Deus Redentor, depois que o pecado entrou em Seu mundo e corrompeu a humanidade. Todo o material didático, doutrinário, devocional, moral e litúrgico, seja na forma de sermões, cartas, hinos, orações, leis, provérbios, reflexões filosóficas e práticas, ou qualquer outro tipo de escrita, tem o caráter de uma exposição aplicável ocasional dirigida a pessoas específicas, em sua localização histórica e teológica, em um determinado ponto do desdobrar do plano de Deus de revelação e redenção. Por causa desta característica e à luz da enorme distância cultural entre antigas civilizações do Oriente Próximo, das quais a Bíblia veio, e a vida comunitária do Ocidente moderno, enxergar a aplicação mais verdadeira e sábia dos princípios bíblicos à vida de hoje é, muitas vezes, uma tarefa de alguma dificuldade. Verdades universais sobre Deus e os homens em relação uns aos outros têm que ser descascadas das aplicações em que estão envoltas quando as conhecemos pela primeira vez, e reaplicadas em contextos culturais e dentro de um fluxo de história bem diferente de qualquer coisa exibida pelo texto bíblico. Ao aplicar as Escrituras a este meio transformado e em transformação de nossos próprios tempos, os seguintes princípios devem ser levados em mente.


Em primeiro lugar, uma vez que todas as Escrituras são autenticadas para nós como a Palavra permanentemente autoritária de Deus pelo nosso Senhor Jesus Cristo (nosso Antigo Testamento por Sua afirmação e uso dele, nosso Novo Testamento por Sua promessa do Espírito aos seus escritores apostólicos e proféticos), ela deve ser vista em sua totalidade como o órgão e o canal da própria autoridade de Cristo. Assim, o discipulado fiel a Cristo deve ser realizado para envolver a aceitação consciente de tudo o que as Escrituras ensinam, sejam no indicativo ou imperativo, e a ideia comum de que a lealdade a Cristo pode consistir em abordagens céticas ou seletivas às Escrituras deve ser descartada como uma fantasia perversa e indefensável. A autoridade das Escrituras e a autoridade de Cristo são uma só.


Em segundo lugar, uma vez que todas as Escrituras são, em última análise, produto de uma única mente, a de Deus o Espírito Santo, há uma consistência real em seu ensino sobre cada assunto que toca. Qualquer aparência de autocontradição ou confusão deve, portanto, ser julgada ilusória, e deve-se entender que parte da tarefa do exegeta é buscar formas de dissipar tal aparência. Até onde podemos ter sucesso nesta tarefa específica vai variar, mas devemos sempre mirar neste objetivo. A harmonia interna das Escrituras é axiomática, sendo implicação da certeza de que o Deus da verdade, de quem todos os ensinamentos bíblicos deriva, sempre conhece sua própria mente, e nunca falsifica fatos. Então, na medida em que é da natureza de Deus falar apenas o que é verdadeiro e confiável, tudo o que é encontrado nas Escrituras sobre qualquer assunto deve ser recebido como confiável. (A justificativa mais completa para essa afirmação da autoridade e inerrância bíblica e instrução definitiva pelo nosso criador foi estabelecida nas conclusões das duas primeiras Cúpulas.)


Em terceiro lugar, as diferenças entre as sucessivas etapas na revelação progressiva de Deus devem ser mantidas à vista, e devemos estar atentos ao fato de que algumas das exigências de Deus sobre seu povo em tempos anteriores ao Novo Testamento eram apenas temporárias. Ao reconhecer isso, no entanto, devemos também procurar discernir os princípios morais e espirituais aos quais esses requisitos estavam sendo aplicados e expressos, e devemos questionar sobre como esses mesmos princípios são transportados para nossas vidas hoje.


Em quarto lugar, a igreja não é nem uma fonte de informações infalíveis sobre Deus além das Escrituras, nem é em nenhum de seus modos ou meios de autoexpressão um intérprete infalível das Escrituras. A igreja está sob o Bíblia, não sobre ela. As reivindicações históricas do magistério católico romano não são biblicamente justificadas nem intrinsecamente plausíveis; também não são plausíveis as reivindicações de grupos protestantes de que são conduzidos e ensinados pelo Espírito ser conduzidas e ensinadas pelo Espírito de Deus quando tais posições tomadas não são apoiadas pelo ensino bíblico. Mas séculos de estudo bíblico têm demostrado repetidamente que as Escrituras interpretam-se a si mesmas em todas as questões de significado para a vida da fé, esperança, obediência, amor e salvação. A virtual unanimidade a respeito destes fundamentos entre os expositores crentes na Bíblia desde a Reforma confirma poderosamente a alegação dos Reformadores de que a Escritura como temos é suficiente e perspícua - em outras palavras, é completa como uma revelação de Deus e clara em seu significado e mensagem a todos que, através da graça do Espírito Santo, têm olhos para ver o que está aberto diante deles. No entanto, como a santificação intelectual dos cristãos, como aspectos de sua santificação, ainda é imperfeita, algumas diferenças de opinião sobre questões secundárias são esperadas entre os crentes bíblicos; elas não devem ser usadas para jogar dúvida sobre a clareza intrínseca das Escrituras que todos procuram expor e aplicar.


Em quinto lugar, é um erro de método relativizar o ensino bíblico aos axiomas culturais, suposições e paradigmas desta ou de qualquer era. As Escrituras revelam as obras, os meios e a vontade do Criador imutável em sua relação com a humanidade como tal, e toda a opinião humana a respeito de valores, prioridades e deveres deve ser julgada e, quando necessário, corrigida tendo por referência esta revelação. Toda cultura, sendo uma expressão dos objetivos corporativos da humanidade caída, tem um efeito distorcido, sufocante e contundente sobre as verdades bíblicas que, se aplicadas, a mudariam, e manter a forma destas verdades livres de se serem assimiladas pelo status quo cultural, nunca é fácil. O protestantismo mainstream dos dois últimos séculos oferece um exemplo a este respeito, pois errou de forma radical ao adquirir o hábito de relativizar regularmente o ensino bíblico à moda secular atual, seja o racionalismo, o historicismo, o evolucionismo, existencialismo, marxismo, ou qualquer outra coisa. Mas isso é esquecer de como o pecado escurece e desorienta o intelecto humano em relação a tudo o que, em última análise, importa, e é esquecer também que as Escrituras nos foram dadas para aliviar as trevas mentais e espirituais, mostrando-nos onde os conceitos e presunções da cultura secular nesta e em todas as outras eras estão aquém de Deus. No que diz respeito a Deus e à vida humana, a cultura secular é sempre desviada (ver Rom. 1:18-32), e somente o conteúdo da revelação bíblica pode trazer a necessária correção. Nosso chamado, portanto, não é para endireitar a Bíblia, mas para permitir que as Escrituras nos endireitem. Na medida em que deixamos o ensino bíblico, em sua qualidade como a verdade absoluta de Deus, alterar as suposições relativas a Deus e a melhor maneira de viver que a sociedade ao nosso redor toma como certa, lidamos com as Escrituras como deveríamos. A maneira correta de lidar com as Escrituras é permitir que ela nos manuseie intelectual, moral e espiritualmente. Este foi o ponto dos Reformadores quando eles falaram da necessidade das Escrituras: ninguém jamais pensará corretamente a respeito de Deus, e, portanto, ninguém viverá ou agirá como deveriam, sem a orientação da Bíblia


A maneira adequada de colocar a questão hermenêutica que é central no debate contemporâneo é perguntar o que é em nós, e em nossa cultura, que nos impede de ouvir a Palavra imutável de julgamento, misericórdia, arrependimento e justiça da parte de Deus, uma vez que ela se aplica a nós e à nossa própria situação. Quando a questão é colocada desta forma, a porta é aberta à Palavra de Deus trazer seu devido impacto sobre nós, o qual de outra forma dificilmente poderia fazer. A forma desse impacto vai variar no tempo e no espaço, pois é certo que a Palavra deve indigenizar-se a cada cultura distinta que a família humana produz; mas a substância do impacto, isto é, a demanda pelo arrependimento e fé em Cristo, adoração e santidade diante de Deus, e amor e justiça para com nossos semelhantes, será sempre e em todos os lugares o mesmo.


Em sexto lugar, a aplicação de princípios bíblicos à vida é sempre condicionada pelos limites do nosso conhecimento factual sobre a situação em que ela está sendo feita. Quando há controvérsias sobre questões de fato, ou sobre as prováveis consequências, diretas ou indiretas, de linhas alternativas de ação, os efeitos a longo prazo, por exemplo, de determinados desenvolvimentos industriais, ou procedimentos econômicos, ou estratégias militares, a discordância sobre a melhor e mais sábia maneira de seguir em frente é provável e tal discordância pode muito bem ser considerada perturbadora, uma vez que a produção das melhores consequências legais para os outros é parte do dever de amar nosso próximo que as Escrituras impõem a todos nós. Mas a discordância desse tipo não implicará necessariamente em incerteza sobre os princípios a serem aplicados, e não pode, portanto, ser usada acriticamente como evidência de diferentes entendimentos do ensino das Escrituras inerrantes.


Em sétimo lugar, a aplicação dos princípios bíblicos à vida requer a consciência de que, dentro dos limites estabelecidos pelas leis morais de Deus, estão áreas de liberdade dentro das quais temos a responsabilidade de escolher as opções que nos parecem mais frutíferas para a glória de Deus e para o bem-estar da humanidade, nós mesmos incluídos. Nunca deixar que o bom se torne inimigo do melhor, ou preferir o que parece "satisfatório" ao invés do que o que é claramente melhor, é uma das regras da sabedoria e obediência cristãs. Aqui novamente, no entanto, cristãos cujas teologias concordam em substância podem ter diferenças devido a fatores pessoais ou culturais que justamente afetam sua escala de valores e prioridades, e mais uma vez será um erro apelar para tais diferenças como indicador de discordância sobre o que a Bíblia tem a dizer



Em oitavo lugar, a aplicação das Escrituras à vida requer a unção do Espírito Santo. Sem sua ajuda, as realidades espirituais das quais as Escrituras falam não serão percebidas, nem o escopo, o impulso e o poder para buscar pelo ensino bíblico serão verdadeiramente desejados, nem o alcance e a profundidade das visões bíblicas, dos apelos, desafios, repreensões e dos chamados à fé e à mudança serão devidamente compreendidos. Reconhecimento humilde de que há sempre mais a ser aprendido, e que o conhecimento presente é incompleto, e o constante clamor a Deus por mais luz e sabedoria, é o único estado de espírito saudável para aqueles que reconhecem a relevância da Palavra divina. E esse estado de espírito só se tornará realidade naqueles que estão salvificamente relacionados a Jesus Cristo, que tendo sentido a cegueira e a loucura de sua própria razão natural e, portanto, foram ensinados pelo próprio Senhor a não se inclinar para sua própria compreensão.


O terceiro Encontro de Cúpula assume esses oito princípios como campo comum, e suas conclusões refletem uma tentativa honesta de segui-los racionalmente e com autocrítica para trazer o ensino bíblico para o mundo à nossa volta.


Novas Vistas Ao Longo de Caminhos Antigos

A tarefa a que o terceiro Encontro de Cúpula de Chicago se dirigiu foi aplicar o ensino de uma Bíblia confiável a algumas das áreas mais confusas da vida moderna. Esta tarefa não poderia, em princípio, ser enfrentada pela própria sociedade secular ocidental; pois nossa sociedade secular insiste em julgar a si mesma, não pela revelação do Criador, mas por parâmetros evolutivos, permissivos, materialistas, hedonistas, mundanos para o pensamento. As conclusões da Cúpula incorporam a visão de que a crença e o sistema de valor que tal julgamento reflete é, de fato, tragicamente enganado, e as conclusões como um todo constituem um desafio radical a estes parâmetros. Não há dúvida, no entanto, de que na no mundo ocidental a perspectiva secular anda em alta em todos os lugares, e será preciso muito mais do que apenas a crítica e o desafio de uma conferência para destituí-los.


Nem poderia a tarefa que o terceiro Encontro de Cúpula empreende ser realizada por qualquer forma de teologia liberal ou modernista. Essas infidelidades nominalmente cristãs também estão em alta no momento, em certos círculos. Mas tal teologia coloca em questão a divindade, adequação e força vinculante de muito ensino bíblico, e é, portanto, metodologicamente incapaz de operar sob a autoridade das Escrituras. Os pressupostos do liberalismo relativizam a Bíblia, tornando absolutas posições que vão contra o ensino bíblico (por exemplo, a bondade essencial do homem, ou a unidade essencial de todas as religiões), e, em seguida, reorganizando prioridades bíblicas à luz dos preconceitos e preocupações seculares atuais (por exemplo, redefinindo a missão para dar prioridade às causas políticas, sociais e econômicas acima do evangelismo e do plantio da igreja). O Encontro distancia-se explicitamente da arbitrariedade destes métodos.


As conclusões deste Encontro de Cúpula se voltam contra todas as formas modernas do Ateninismo, que busca apenas falar ou ouvir alguma coisa nova. Em vez de buscar novidades, eles oferecem aplicações atualizadas de uma herança de crença mais antiga, mais estável, indiscutivelmente mais sábia e comprovadamente mais bíblica. Assim, nadar contra o fluxo do pensamento atual é um gesto, não de timidez, mas de ousadia, e não de excentricidade, mas de consciência. Os membros deste Encontro estão unidos na crença de que o único bom caminho para a igreja e a comunidade hoje está ao longo dos velhos caminhos. Assim, em questões históricas como a santidade da vida, do sexo e da família, e o papel dado por Deus ao Estado, na sua regulação de aspectos políticos, judiciais e econômicos da vida comunitária, como também em questões com novos ângulos do final do século XX, como a legitimidade da guerra nuclear e a administração da ordem natural, a validade contínua dos pontos de vista mantidos no passado cristão é constantemente confirmada. Da mesma forma, o estatismo moderno, com sua adoração à centralização, seu ethos paternalista, e sua pronta sanção de visões objetivas sobre todos os temas mencionados, é constantemente visto como um lamentável desenvolvimento, seja em sua forma fascista ou marxista ou em qualquer outra. Se isso é preconceito político ou visão profética é uma questão às quais pessoas diferentes, sem dúvida, darão respostas diferentes, mas é uma sobre a qual os membros do Encontro têm uma mente bastante unida. Os duzentos e cinquenta de nós que nos encontramos nesta Cúpula acreditam que qualquer um que permita que as Escrituras entreguem sua própria mensagem sobre esses assuntos acabará aproximadamente onde estamos. Agora oferecemos nossas conclusões e documentos ao público como testemunho do que acreditamos ter ouvido Deus dizer, e saudaremos todas as oportunidades para elaborar e confirmar este testemunho em discussões mais amplas.

 

Nota: A declaração de Chicago sobre a aplicação bíblia é um importante documento doutrinário e sua contribuição para defesa e afirmação da autoridade bíblica é singular.


O ministério Pregue a Palavra disponibiliza a presente declaração em português, juntamente com as outras duas declarações anteriormente publicadas em nosso site, com o propósito de viabilizar o testemunho público dessa defesa das Escrituras. Assim, recomendamos a leitura das três declarações bem como sua recepção.


Contudo, nesta presente declaração, o ministério Pregue a Palavra ressalva fraternalmente que alguns pontos dos artigos apresentados inicialmente parecem ambíguos nas aplicações teologico-pastorais apresentadas. Entendemos que as ambiguidades detectadas e as possíveis discordâncias em algumas aplicações não diminuem o valor e contribuição da presente declaração bem como sua recepção.

 

Traduzido por Carlos Felipi Massimo Faria Texto Original: The Chicago Statement On Biblical Application. In DTS


1.037 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page