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Módulo

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Leitura do módulo

Holy Bible
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Tarefas Prévias

Leia o livro de Jonas pelo menos cinco vezes. Com base apenas na sua leitura, não consulte comentários ou outros guias de estudo bíblico, responda as seguintes perguntas. Não esqueça de anotar as referências também. Durante o estudo, ore, pedindo a ajuda de Deus e a iluminação do Seu Espírito, para poder entender a Sua Palavra.
 

  1. Quem são os personagens principais do livro de Jonas?

  2. Que palavras ou conceitos são repetidos ao longo do livro?

  3. Que comparações e contrastes são encontrados no livro de Jonas?

  4. Que perguntas você tem a respeito do texto? Escreva pelo menos quinze.

  5. Onde ocorrem as transições ou mudanças maiores no livro?

  6. Qual é o problema ou o conflito principal da história?

  7. Qual é o clímax do livro? Como você o identifica?

  8. Qual é a grande ideia ou a mensagem global do livro? Transmita esta ideia em uma frase.

  9. Como o livro de Jonas se encaixa na história maior da Bíblia?

 

Leia também as seguintes passagens, além do livro de Jonas. Como estas passagens nos ajudam a entender mais o contexto bíblico ou histórico do livro de Jonas?
 

  1. Reis 11.41- 12.33

  2. 2 Reis 14.23-27

  3. Êxodo 34.4-8


Artigos a serem lidos:

(Clique para ser redirecionado ao artigo em nosso blog)


1. Declaração de Chigago sobre Hermenêutica Bíblica



2. Declaração de Chigaco sobre inerrância bíblica



3. A declaração de Chicago sobre Aplicação Bíblica


Guia de Estudos Para 'Os Fazeres'

GUIA DE ESTUDOS PARA “OS FAZERES”


INSTRUÇÕES:

No seu pequeno grupo, você terá 5 a 7 minutos para apresentar cada uma das suas passagens bíblicas no módulo que está inscrito. Para cada passagem recebida, por favor responda às perguntas abaixo e se possível providencie cópias das suas respostas em uma folha (de preferência digitado) que vai ajudar o seu grupo a oferecer um feedback produtivo. Lembre-se, queremos ver um trabalho completo para discussão entre os grupos, para isso, ele deve conter: 


1. CONTEXTO DA PASSAGEM

 Responda como que o contexto informa ou adiciona algo ao significado da passagem estudada? Você precisa considerar: O contexto imediato e literário (o que vem antes e depois do seu texto e a forma como foi escrito); O contexto histórico e cultural (circunstâncias do público original do texto, detalhes relevantes para a vida da época que se destacam, questões religiosos, políticas, geográficas e citações, alusões e/ou conexões históricas que o autor faz com outros livros da Bíblia.


2. ESTRUTURA DA PASSAGEM

Aponte por meio de suas observações e informações que obteve das perguntas, contexto e do gênero literário, como o autor organizou esta passagem? Mostre os pontos da estrutura em seções com referências dos versículos, você deve estar pronto para explicar o motivo pelo qual enxergou a estrutura apresentada.


3. GRANDE IDEIA DA PASSAGEM

Com base na estrutura, qual é a Grande Ideia que a passagem apresenta? A Grande Ideia é a demonstração do argumento que o autor está propondo para a sua audiência (em uma frase concisa, com sujeito, verbo e complemento) Ela deve ser: Concisa, “Expressada com poucas e adequadas palavras, isto é, fácil de memorizar”. Completa, “Expressada de tal forma que contempla todas as partes da Estrutura do texto”. Específica, “Expressada para evidenciar o foco, o coração do assunto do texto”.


4. TEOLOGIA BÍBLICA DA PASSAGEM

Como é que esta passagem se conecta com a meta narrativa bíblica e nos conduz ao Evangelho de Jesus Cristo? Aponte sua conexão com outros textos; Responda, qual parte do Evangelho está em evidência nessa passagem?


5. APLICAÇÕES DA PASSAGEM

À luz da do argumento que você propôs na Grande Ideia e sua relação com a Teologia Bíblica, o que o texto buscou provocar nos primeiros ouvintes / leitores e quais aplicações podem ser feitas para nós hoje? Essas aplicações podem ser feitas para cristãos e não cristãos?

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