Sobriedade Doutrinária

Atualizado: 17 de Out de 2018

A melhor forma de definir um indivíduo sóbrio é atentar para um embriagado. Assim, podemos perceber que o sóbrio é aquele contrário ao bêbado. O embriagado é exposto à chacota, insensato, irresponsável e inconsequente. Quanto à doutrina, o apóstolo Paulo exorta seu filho na fé: “Que a tua conduta seja exemplar em tudo; na doutrina mostra integridade e sobriedade.” (Tito 2.7). O cristão, em sua missão de ensinar e pregar, precisa ser íntegro; isto é, ensinar tão somente aquilo que Deus pediu. Ele precisa ser sóbrio! Não pode se deixar embebedar pelas heresias, liberalismo e descompromisso com a Sã Doutrina.


Tito tinha a incumbência de colocar em ordem a igreja em Creta, e também de estabelecer novas igrejas (Tito 1.5). Se a igreja precisava de organização, era porque estava em desordem. Para arrumar aquela igreja, Paulo se preocupou com o líder que faria isso. Como prioridade, o pastor Tito teria que constituir um time forte para ajudá-lo. Estabelecer presbíteros (homens) com qualificações que lhes confiram crédito para enfrentar os que estavam colocando a igreja em total desorganização (Tito 1.6-9). Precisava ter uma liderança crível, para enfrentar homens de caráter reprovado, animais ferozes, com fé doentia e ensinamentos não convenientes (Tito 1.10-13).


Paulo nos oferece alguns conselhos concernentes à autoridade doutrinária:

  • Tito 1.9 – Exorta, para que se mantenha firme na Palavra fiel, conforme a Doutrina, e com isso seja capaz de convencer seus opositores;

  • Tito 2.1 – Fala, tão somente, o que está em harmonia com a Sã Doutrina;

  • Tito 2.7 - Sua conduta deve ser exemplar em tudo;

  • Tito 2.10 - A vida do cristão deve ser embelezada pela obediência à Doutrina do nosso Deus.


Como podemos manter uma igreja em ordem? Em primeiro lugar é imprescindível que sua liderança seja qualificada, de acordo com o que pede a Palavra. Em segundo lugar, que esta liderança seja sóbria, não embriagada com o descaso à Sã Doutrina. Zelosos com as nossas vidas e com a Sã Doutrina, nossa igreja seguirá forte e, surgindo alguém que se oponha, será rechaçado com autoridade.


#pastormendes

#pastorais

32 visualizações

Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e exorta com toda paciência e ensino

2 Timóteo 4.2

© 2020 pela Associação Bíblica Pregue a Palavra
R. Santo Rosa, 96 - Jardim Alvinópolis, Atibaia - SP - Brasil, 12943-050

CNPJ: 15.156.924/0001-59 

Secretaria: (11) 4412.6679

Entregas de compras em até 15 dias

  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon