O pregador e a pregação da Linha Melódica. Entrevista com Dick Lucas.
por Leadership Resources|

Muitas composições musicais voltam repetidamente a uma melodia chave. A trilha sonora de muitos filmes ainda apresenta uma linha melódica essencial que ajuda a contar a história e a carregar peso emocional. De maneira semelhante, os livros da Bíblia têm uma "linha melódica" que se repete, compartilhando a ideia principal do livro e a resposta pretendida.
Não há ninguém mais qualificado para aprofundar o quê, o porquê e o modo de pregar a linha melódica do que nosso herói da pregação, Dick Lucas. Lucas, agora aposentado, fundou o Proclamation Trust para levantar a próxima geração de expositores da Bíblia.
Leia a transcrição da entrevista que foi originalmente publicada no PreachingToday.com
PreachingToday.com: O que você quer dizer quando fala sobre pregar a linha melódica de um texto?
Dick Lucas: Eu não inventei o termo linha melódica, mas ele se tornou bastante conhecido. A linha melódica é retirada do fato de que uma peça musical tem uma música ou uma linha que mantém a coisa toda unida. Queremos mostrar que, em uma carta do Novo Testamento, por exemplo, um tema mantém a coisa toda unida. Portanto, tirar versículos e passagens fora do contexto dessa linha melódica, esse tema, esse argumento que percorre a carta, não seria benéfico.
Por exemplo, 2 Timóteo 3:16 é freqüentemente retirado para provar a inspiração das Escrituras, o que, é claro, prova. Mas se você colocar na linha melódica da carta, você encontrará as instruções de Paulo para Timóteo sobre como ele deve continuar seu ministério, e Paulo está dizendo que o equipamento que Timóteo precisa para seu ministério é a Palavra de Deus, que irá capacitá-lo e treiná-lo em retidão e correção e tudo o mais. Conheço o diretor de uma faculdade de teologia que está determinado a incluir todo o currículo a partir de 2 Timóteo 3:16. Ou seja, ele quer que a Bíblia controle todas as outras disciplinas. É isso mesmo que Paulo está dizendo a Timóteo. Embora o versículo ensine a inspiração das Escrituras, e de fato sem a inspiração, as Escrituras não seriam poderosas para fazer o trabalho, o verso está falando especificamente com o homem de Deus (ao ministro, ao pastor, ao professor) e dizendo a ele como deve estar totalmente equipado.
Como esse princípio se desenvolve na preparação de um sermão?
Digamos que estou fazendo uma série sobre a Epístola a Judas. Começa com a maravilhosa declaração de que somos mantidos por Cristo, e termina com a maravilhosa doxologia: "Àquele que é capaz de impedir você de cair". Se você olhar para o material no meio da Carta, a ênfase é sobre como, através da obediência à fé e aos padrões que Deus estabeleceu, devemos evitar um desastre. Há um equilíbrio notável. Deus mantém seu povo - todos nós sabemos disso. Mas a carta está dizendo que não basta saber que Deus o mantém. O sinal de que Deus está mantendo seu povo é que eles estão se mantendo. Isso me dá compreensão sobre a carta. Isso me mostra do que se trata, para onde está indo. Existem alguns versículos complicados e importantes em Judas nos quais eu poderia gastar um sermão inteiro, mas se eu tiver o padrão e o argumento da Carta, isso fará muito mais sentido.
Quando você prega em uma seção de um livro, você ainda sonda o livro inteiro para trazer à tona essa Linha Melódica?
É uma das disciplinas mais importantes do pregador. É alarmante se você for a uma igreja onde uma equipe de pregadores está fazendo uma série sobre Hebreus, por exemplo, e cada pregador tem uma ideia diferente sobre o que é o Livro. É absolutamente essencial saber como está indo a linha melódica, o argumento, o tema do livro.
Quais são alguns dos segredos que você descobriu para encontrar a Linha Melódica de um livro e para tecer isso dentro e fora de um sermão de uma maneira que mantenha as pessoas interessadas?
Esse é o trabalho dur