O Cristianismo bíblico é uma ideologia?

Atualizado: 17 de Jul de 2019

por Nelson Galvão |


“Religião é o ópio do povo”. Essa é a famosa frase do alemão Karl Marx, escrita na introdução do seu livro “Crítica da filosofia do direito de Hegel”. Você concorda com isso?


Permita-me explicar essa declaração de Marx e depois voltamos à pergunta. Marx acreditava que existe uma luta de classes sociais em que de um lado está a burguesia (classe dominante) e, do outro lado encontra-se o proletariado (a classe explorada). Essa luta é desigual porque, embora a classe proletária seja em maior número, a classe burguesa tem os meios de produção que lhe dar o poder de exploração da mão-de-obra.

Diante da exploração da qual é vítima, o proletariado poderia rebelar-se e tomar o poder (revolução). Por que não o faz? (Aqui, então, Marx se utiliza de seu conceito de Ideologia). O operariado não imprime a revolução que o libertaria porque é preso pela forma de pensar da burguesia; ou seja, a ideologia. Em outras palavras, ideologias são conceitos e hábitos sociais falsos que são construídos pelas classes dominantes, com o intuito de entorpecer o operariado a ponto de impedir que ele se rebele. Essas ideologias são reproduzidas através da educação, da família e da religião (é por isso que governos marxistas no mundo inteiro têm perseguido o cristianismo e seus valores). Diante disso, de acordo com Marx, é necessário um Estado totalitário que empregue a desconstrução da educação, da família e da religião. Assim, o proletariado precisa assumir o controle do Estado e, para isso, faz-se necessário a revolução.


Voltemos então à pergunta inicial: “Religião é o ópio do povo?”. Você concorda? Se levar em consideração o pensamento de Marx, SIM. Eu concordo. A falsa religião tem a capacidade de “cegar os cegos”, de dar uma falsa consciência ao ser humano, de oferecer ídolos de acordo com os anseios individuais ou coletivos.


Por outro lado, NÃO. Eu não concordo. A verdadeira religião corresponde à realidade, à verdade; por isso o cristianismo bíblico não pode ser considerado uma ideologia. Uma vez que a verdade vem à luz, o efeito não é de entorpecer, mas de libertar (Jo 8.32), de elucidar a realidade tal qual ela é. E que religião é essa? Ouça as palavras de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (Jo 14.6 – grifo meu). A falsa religião entorpece, mas Cristo nos dá a verdadeira liberdade.


Levando em consideração o pensamento de Marx, porque eu não poderia crer que o próprio pensamento de Marx é uma ideologia escravizadora? Que pena que Marx e os marxistas não conseguem ver que a verdadeira revolução que transforma as relações de trabalho e família é Cristo. Não é uma classe social, um partido, o Estado, ou uma ideia. Estão entorpecidos com sua própria ideologia!


Segue abaixo algumas sugestões de como lidar com as ideologias:


Elementos para um posicionamento cristão frente às ideologias.


1.Saiba que querendo ou não, de uma forma ou de outra, todos são afetados por ideologias;

2. Identifique as ideologias;

3. Analise-as a partir das Escrituras (não use as Escrituras para legitimar qualquer ideologia que seja).

4. Abra mão de sua ideologia em favor das Escrituras;

5. Posicione-se!


Para uma visão mais ampla do conceito de ideologia e seus efeitos no Brasil confira as palestras abaixo:


1- A ideologia em Marx

https://www.youtube.com/watch?v=fUb8FInQmXg&t=2043s

2- Cristianismo e Ideologia

https://www.youtube.com/watch?v=6qFV-5fCGG4&t=1s


Sugestões de Leitura:

David T. Koyses. Visões e ilusões políticas. Vida Nova.

Herman Dooyeweerd. Estado e soberania. Vida Nova.

Franklin Ferreira. Contra a idolatria do Estado.Vida Nova.

Paul Freston. Religião e Política, sim. Igreja e Estado, não. Ultimato.

Wayne Grudem. Política segundo a Bíblia. Vida Nova.



Nelson Galvão


#pastorais

#NelsonGalvão


Nelson é casado com Simone desde 1997 e eles têm um filho.

Atua como diretor pedagógico do ministério Pregue a Palavra, como coordenador dos grupos do Pregue a Palavra de Cuba e Moçambique e como professor de História da Igreja, da Escola de Pastores PIBA.

Ele é formado em História e Teologia, pós-graduado em Administração Escolar e mestre em Educação (PUC-SP). Atualmente cursa o programa de mestrado em Teologia do Novo Testamento, no Seminário Bíblico Palavra da Vida- Atibaia, SP.



326 visualizações

Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e exorta com toda paciência e ensino

2 Timóteo 4.2

© 2020 pela Associação Bíblica Pregue a Palavra
R. Santo Rosa, 96 - Jardim Alvinópolis, Atibaia - SP - Brasil, 12943-050

CNPJ: 15.156.924/0001-59 

Secretaria: (11) 4412.6679

Entregas de compras em até 15 dias

  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon