top of page

EXPOSIÇÃO BÍBLICA: OPÇÃO PRIORITÁRIA


Festschrift*, Por Karl Lachler |


Pregue a palavra,esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina. 2Timóteo 4:1



A exposição seriada de livros da Bíblia, há de produzir frutos espirituais, não pela capacidade da oratória do pregador, mas sim pelo poder inerente na Palavra de Deus. O brilho do personalismo do pregador, mesmo que atraente, ainda é tingido com pecado e não pode efetivar transformação espiritual no ouvinte. Por isso Deus insuflou a Palavra com poder divino. É a mensagem e não o mensageiro que tem o poder para transformar [1].


O problema maior entre os pregadores modernos está em não acreditar que a Palavra de Deus tem autoridade e poder inerente para transformar vidas. Muitos pastores evangélicos acreditam teologicamente que a Bíblia é a Palavra de Deus com poder. Contudo, infelizmente não vivem autenticamente esta convicção no gabinete de estudos e na vida ministerial. É uma coisa afirmar uma verdade, e outra, vivê-la. Então, é a Palavra de Deus anunciada que traz convicção, conversão e santifica os ouvintes. O poder está na Palavra e não na oratória do mensageiro [2].


A exposição seriada de livros da Bíblia (lectio continua) tem grandes vantagens. Chapell alista diversas, como: o pregador é levado a tratar assuntos mais variados; problemas sensíveis podem ser tratados na medida que aparecem no texto; exposição seriada poupa muito tempo de contemplação e cogitação, pois o próximo parágrafo já indica qual será o sermão do Domingo que vem; o expositor não precisa fazer pesquisas sobre o "contexto" do livro bíblico a cada semana; a congregação apreende quais são os temas fundamentais da Bíblia e percebe melhor a unicidade da Bíblia [3] – Confira uma lista similar no capítulo cinco no meu livro "Prega a Palavra".


Quando o pregador tem uma viva convicção de que a Bíblia é a Palavra viva de Deus, ele não cai na tentação de confiar nos truques, métodos ou táticas psicológicas para produzir resultados. Há nele uma confiança no Espírito que não o permite comprometer a essência milagrosa inerente na Bíblia. Não sei quando esta confiança na essência milagrosa da Palavra de Deus torna-se uma "filosofia consciente," digo, uma convicção concretizada na vida do pregador. Sei que, quando há aquele "insight," isto é, um momento crucial quando o pregador define-se, pela infusão do Espírito Santo a ser um arauto da Palavra de Deus, aí as coisas mudam. Não há mais aquela vergonha social quanto a exclusividade da Bíblia – O estilo de pregações biblicamente comprometidas, demonstram este tipo de vergonha. O que há é uma áurea de convicção e autoridade em torno deste ministro assim definido [4]. O pastor não é visto como um orador de classe, mas sim, como um homem da Palavra de Deus. O que há é uma distinção clara de que o pastor é uma porta-voz de Deus.


A exposição seriada de livros da Bíblia sem dúvida mexe com a própria vida espiritual do pastor [5]. Como estudar intensamente a verdade eterna e não ser desafiado moral, espiritual e psicologicamente? O Espírito e a Palavra combinam para responsabilizar e capacitar o pregador a viver uma vida autêntica. Esta convivência com a verdade liberta o pastor da obrigação de viver de trás de máscaras profissionais.


Um pastor, amigo meu, conta como ele foi levado à autenticidade quanto a um problema de estética. Ao assumir uma igreja em que não era conhecido, ele escondeu sua calvície com uma peça de cabelos postiços. A congregação não sabia do problema de sua calvície. Pregando expositivamente pela Bíblia, por alguns meses, os textos salientavam como é bom ser autêntico. Aí, o Espírito e a Palavra começaram a perturbar sua consciência. Um belo domingo ele apareceu no púlpito sem a peruca e a congregação, surpreendida, quase não o reconheceu. Lá na frente, ele confessou que queria ser autêntico nesta área de estética. E, por esta decisão,sentia-se livre de hipocrisia e em paz espiritual.


A dinâmica de estar expondo e vivendo pelas diretrizes da Palavra de Deus dá ao arauto o que Aristóteles propagou como elementos importantes da retórica. LOGOS, disse ele, é o conteúdo substancial da mensagem. Haveria algo mais fundamental, nutritiva que as Sagradas Escrituras? PATHOS, conforme Aristóteles, é o lado emotivo da mensagem inculcado pela paixão e fervor do mensageiro. Como esconder o fato que as vezes as Escrituras tocam nas emoções mais profundas do mensageiro? ETHOS, pensa Aristóteles, é o que os ouvintes percebam como autenticidade ou caráter no mensageiro. É aquele sentimento no ouvinte que o mensageiro está sendo sincero [6]. Nos dias de hoje há um clamor do povo de Deus: “Dê-nos o pão do céu e seja o irmão, pastor, um servo autênticoque nos alimentacom este pão." Amem e amem!


“porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra (Logos), mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção (Pathos). Vocês sabem como procedemos(Ethos) entre vocês,em seu favor.” (1Tessalonicenses 1:5)


Estou feliz porque está surgindo no Brasil publicações sobre a Exposição da Bíblia. Isto é um sinal de saúde espiritual no meio evangélico. Professor José de Godoi Filho escreve:


Pregação é tanto inspiração quanto ciência, ou tanto unção quanto arte. Deus, no seu poder e misericórdia, pode dispensar a ciência e a arte da pregação, ou seja, a homilética, mas não resta a dúvida de que se Ele pode usar esses dois aspectos da pregação, os pregadores serão poderosos instrumentos para salvar e edificar muitas vidas [7].


Dou graças a Deus pelo colega Antônio Mendes Gonçales, com que tive o privilégio de pregar sermões expositivos seriados em diversos livros bíblicos durante um período de dois anos na Primeira Igreja Batista de Atibaia, em São Paulo. Foi uma experiência de aprendizagem para nós dois. Foi confirmado vez após vez de que Deus estava falando aos corações dos ouvintes. Estava sendo manifesto entre o povo as duas coisas: a Salvação e a Santificação. E, acima de tudo, foi concretizado entre nós a convicção pessoal de que a Bíblia é a Palavra vivificante de Deus e merece ser proclamada.

 

Notas:


*Esse é um Festschrift (artigo honorífico) escrito nos anos 90 pelo Dr. Karl Lachler em honra ao Pr. Antonio Mendes, que hoje é pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Atibaia.

1 Bryan Chapell, Christ-Centered Preaching, (BakerBooks, Grand Rapids,MI, 1994, p.18).

2 idem, p.19.

3 idem, p.58.

4 Prega A Palavra, p. 39.

5.Itamir Neves de Souza, Atos dos Apóstolos; Uma História Singular. 77 Esboços Expositivos, p. 21. (Descoberto Editora Ltda., 1999 Curitiba, PR, p. 21). Neste livro há um excelente resumo sobre a Exposição Bíblica.

6 Chapell, pp. 25,26.

7 José de Godoi Filho; Semeando A Palavra; 100 Esboços De Mensagens Com Ilustrações. (FatoÉ Publicações, 2000, Curitiba, PR) p.9.

320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page