por Antonio Mendes |
"Filipe correu e ouviu que o homem lia o profeta Isaías; e perguntou: Entendes o que estás lendo?" (Atos 8.30). Como Filipe poderia entender? Afinal, ele era um homen natural e não espiritual - "O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois se compreendem espiritualmente." (1 Coríntios 2.14). O homem espiritual é aquele que confessou a Jesus Cristo como seu Salvador, ganhou a salvação e também a compreensão das verdades espirituais, pela ação do Espírito Santo de Deus, que passa a morar nele - "Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém." (1 Coríntios 2.15).
A pergunta é para o homem espiritual: "Entendes o que ouve?" Não é pelo fato de não ouvimos, mas sim, de assumimos uma pré-disposição de que não queremos ouvir. Isso acontece porque o texto bíblico aborda áreas da nossa vida que não queremos tratar. O pregador, ou professor, confronta com o texto bíblico, e simplesmente, não queremos ouvir. Pois, quando ouvimos, passamos a ter responsabilidade em tratar as áreas, que muitas vezes não queremos.
Aí está o perigo, não ouvindo a Palavra de Deus, não temos maturidade e agimos como crianças - "para que não sejamos mais inconstantes como crianças, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela mentira dos homens, pela sua astúcia na invenção do erro." (Efésios 4.14).
A Palavra de Deus é para ser ouvida e praticada - "Jesus lhes respondeu: Acaso não errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12.24). O conhecimento da Bíblia leva-nos a obedecê-la. Sem a obediência, andamos no escuro e corremos sérios perigos - "Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho." (Salmos 119.105).
"Ouve a voz do SENHOR, teu Deus, e guarda todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno, fazendo o que é correto aos olhos do SENHOR, teu Deus." (Deuteronômio 13.18). Na exposição fiel da Palavra de Deus, os mandamentos do Senhor são anunciados, para que os obedeçamos e tenhamos uma vida que agrada a Deus.
Precisamos ter cuidado, para não sermos enganados pelo nosso próprio entendimento. A resistência à Palavra de Deus é o indício de que algo não vai bem. Precisamos pedir para que Deus sonde o nosso coração, pois é a melhor maneira para entendermos e aceitarmos a mensagem do Senhor. "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139.23-24).
Pr. Antonio Mendes
Comments