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Desbloqueie as riquezas das Escrituras.

Atualizado: 29 de mar. de 2022


Como descobri o significado da Bíblia.



Por John Piper



Sempre que lemos, queremos saber o que um autor pretendia que víssemos e experimentássemos. Essa convicção tem enormes implicações para o porquê e como lemos.


Primeiro, a leitura implica cortesia. Se você me escrevesse uma carta com instruções de como chegar à sua casa e eu me perdesse porque coloquei meus próprios significados criativos em suas palavras em vez de entrar na sua cabeça, seria desrespeitoso.


A cortesia diz: “Faça aos autores da maneira que você gostaria que os autores fizessem a você”. Se você colocar suas intenções em uma carta, um contrato ou um sermão, você esperaria que os outros tentassem extrair o que você colocou. Devemos fazer o mesmo com os autores quando lemos.


“Estamos lendo para aprender sobre a realidade fora de nós que ainda não conhecemos.”

Em segundo lugar, a leitura implica humildade. Quando lemos dessa forma, confessamos que não sabemos das coisas e que os outros provavelmente sabem. Então, queremos aprender através da leitura. Não estamos lendo apenas para ver um reflexo do que já sabemos. Estamos lendo para aprender sobre a realidade fora de nós que ainda não conhecemos.


É claro que existem outros objetivos na leitura além do aprendizado, como o prazer de uma boa história, um poema ou ensaio bem elaborado. Mas vamos ter que deixar isso pra lá por enquanto.


Terceiro, ler em busca das intenções de um autor implica a existência objetiva da realidade fora da minha própria mente. Não estamos lendo simplesmente para experiências subjetivas. Estamos lendo para descobrir mais sobre a realidade objetiva.


O autor é uma dessas realidades objetivas fora de mim. Ele existe e tem percepções sobre a realidade que eu não tenho. Quero ver o que ele viu, testar e, se for verdade, abraçar para que eu cresça em meu conhecimento da realidade e meu prazer de tudo o que é bom.


A intenção do autor ao escrever é outra realidade objetiva. Ele tinha uma intenção quando escreveu. Nada nunca vai mudar isso. Está lá como um evento passado e objetivo na história. Um autor pode mudar de ideia, mas não seu passado.


Posso ou não ser capaz de entender sua intenção (porque sou um leitor fraco, ou ele era um escritor fraco ou algum outro motivo). Mas acreditar que a intenção do autor está lá, e vale a pena encontrar, afeta profundamente a maneira como lemos.


Que tipo de perguntas eu faço?


Quando leio uma palavra, o que quero saber é o que o autor pretendia com ela? não simplesmente as ideias vêm à minha cabeça quando eu digo a palavra? Quando leio uma sentença, o que quero saber é o que o autor pretendia com ela? Não que novas ideias tenho quando a leio? Este é, de fato, o significado da palavra “significado” como eu a uso. O significado de uma frase, uma palavra ou um documento é o que o autor pretendia que entendêssemos por ele.


“Permaneceremos pigmeus em nossa compreensão se não nos humilharmos procurando pensar os pensamentos pretendidos de um autor.”

É bom aprender mais com a escrita de um autor do que ele pretendia e é bom ter prazer em tomar as palavras de um poema de forma diferente do que o autor pretendia. Mas permaneceremos pigmeus em nosso entendimento se não nos humilharmos procurando pensar os pensamentos pretendidos de um autor e experimentar as emoções que ele esperava que tivéssemos.


Assim, no que se segue, sempre que falo sobre o significado de uma palavra, frase, proposição ou documento, quero dizer o que o autor pretendia que entendêssemos, não as ideias que temos durante a leitura.


1. Pergunte para desvendar as riquezas do significado das Escrituras.


Começo aqui porque nossas mentes geralmente são passivas até que algo precise ser descoberto. Ou, em outras palavras, geralmente não pensamos até que nos deparamos com um problema a ser resolvido, um mistério a ser desvendado ou um quebra-cabeça a ser decifrado.


Até que estejamos pensando sobre o que estamos lendo, perderemos parte do significado das Escrituras. Até que nossas mentes mudem da leitura passiva para a leitura ativa, vamos avançar direto para compreensões maravilhosas.


Paulo disse a Timóteo: “Pensa no que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo” (2 Timóteo 2:7).


Pense na ordem de Paulo! Isso significa que Deus dá entendimento além do pensamento? Não. Ele diz: “Pense! E Deus dará entendimento”. Ele o dará através do nosso pensamento.


Mas na maioria das vezes nossas mentes são passivas. Elas não estão pensando. Elas estão vagueando. Mas quando há um problema que queremos resolver ou um mistério para descobrir, começamos a pensar. Nossa mente se torna ativa.


É por isso que o hábito de fazer perguntas é crucial. E quero dizer, principalmente, fazer perguntas a nós mesmos, não aos outros. Perguntar aos outros causa um curto-circuito no seu processo de pensamento. Há momentos em que você precisará perguntar aos outros. Mas se você criar o hábito de se perguntar, você se tornará uma daquelas pessoas a quem os outros vêm com suas perguntas.


Fazer perguntas a nós mesmos é uma forma de criar um problema ou um mistério a ser resolvido. Isso significa que o hábito de nos fazer perguntas desperta e sustenta nosso processo de pensamento. Isso em um hábito incrivelmente frutífero. Coisas incríveis acontecem quando você cria o hábito de se fazer perguntas enquanto lê.


  • Você se torna um investigador rastreando pistas com cada vez mais emoção à medida que a trama das passagens se complica.

  • Você se torna um amante querendo ver e saborear cada vez mais a mensagem que seu Deus lhe enviou.

  • Você se torna seu próprio advogado no interrogatório, forçando-se a responder às perguntas que os outros podem fazer antes que eles os façam.

  • Você se torna uma árvore plantada por riachos vivos e você se vê crescendo e se tornando forte.

  • Você se torna um professor pronto com perguntas e respostas para outras pessoas que querem descobrir com você.


“Coisas incríveis acontecem quando você cria o hábito de se fazer perguntas enquanto lê.”

2. Pergunte sobre o significado das palavras.


Em outras palavras, pergunto sobre definições. Eu pergunto mais especificamente sobre o que a palavra significa aqui na frase específica (lembre-se, estamos perguntando sobre o que o autor pretendia com isso, não o que achamos que significa.)


Isso pressupõe que as palavras têm significados diferentes em frases diferentes. Isso é verdade. Elas têm. Por exemplo, a palavra “vida” pode significar vida terrena ou vida eterna. O que o autor pretendia quando escreveu uma determinada sentença?


3. Pergunte como funcionam as locuções.


Por uma locução quero dizer um grupo de palavras sem um verbo que descreve alguma ação, pessoa ou coisa. Por exemplo, “O homem com lepra”. “Com lepra” é uma locução que descreve o homem. Ou “mortifique seus pecados pelo Espírito”. “Pelo Espírito” é uma locução que descreve a ação “mortificar”. Ela nos diz como mortificamos nossos pecados.


Perguntamos sobre como as locuções funcionam porque nem sempre são claras. Por exemplo, “Seguir a obediência da fé”. “Da fé” é uma locução que descreve a obediência. Mas como isso funciona? Será que “da fé” significa “obediência que consiste em fé”? A fé é ordenada, então quando temos fé, obedecemos ao comando. E assim é a obediência da fé? Ou “da fé” significa “obediência que nasce da fé”? Neste caso, fé e obediência não são a mesma coisa, e a fé é a causa da obediência.


4. Pergunte sobre as relações entre duas ou mais proposições.


Uma proposição é um grupo de palavras que tem um verbo e um sujeito e, portanto, faz algum tipo de afirmação ou faz algum tipo de pergunta. Como as proposições se relacionam umas com as outras é uma das perguntas mais importantes que você pode fazer. Por exemplo, suponha que você leia estas duas proposições:


  1. Operai a vossa salvação com temor e tremor.

  2. Deus é aquele que está trabalhando em você.


Como elas estão relacionadas? Não sabemos sem uma palavra ou locução de conexão. Conectores (conjunções) são palavras ou locuções como: e, mas, porque, para, de modo que, para que, embora, se, então, e assim por diante. Se o conector dessas duas proposições fosse “para que”?


'Operai a vossa salvação com temor e tremor, para que seja Deus quem opera em vós.'


Qual é a relação entre as proposições? Pode ser um propósito: “Desenvolva a sua salvação com temor e tremor, com o propósito de fazer com que Deus trabalhe em você”. Ou pode ser o resultado: “Desenvolva a sua salvação com temor e tremor, para que Deus seja quem está operando em você.”


Mas e se o conector fosse “pois”, que é o que Paulo realmente usa em Filipenses 2:13?


'Operai a vossa salvação com temor e tremor. Pois Deus é quem está trabalhando em você.'


Isso significaria que a obra de Deus veio em primeiro lugar e foi a causa de nossa obra. Teologias totalmente diferentes podem ser ensinadas com a mudança de uma palavra de conexão.


“Como as proposições se relacionam umas com as outras é uma das perguntas mais importantes que você pode fazer.”

Poderíamos gastar muito tempo com as várias maneiras pelas quais as proposições podem se relacionar umas com as outras, mas elas estão resumidas em meu livreto 'Biblical Exegesis'.


5. Pergunte como as proposições ajudam a determinar o significado das palavras.


Há um círculo hermenêutico, mas não é um círculo vicioso. Você não pode saber com precisão o que uma proposição significa até que você conheça o significado das palavras, e você não pode saber com precisão o significado das palavras até que você conheça o significado da proposição.


As palavras têm uma gama limitada de significados compartilhados. Quando começamos a ler as palavras, quaisquer suposições erradas que fazemos sobre seus significados geralmente são corrigidas no final da sentença ou pela conexão com outras sentenças. Aqui estão uma ilustração simples e complexa sobre como as proposições esclarecem o que suas palavras significam:


Deus não se deixou sem testemunho, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas. (Atos 14:17)


Sabemos em geral o que é uma “testemunha”. Mas somente quando a proposição final está ligada à primeira é que sabemos que a “testemunha” se refere não a uma pessoa, mas à chuva e às estações frutíferas. Aqui está um exemplo mais complexo:


Nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. (1 Coríntios 1:23-24)


Quem são os “chamados”? A palavra por si só poderia se referir àqueles que ouvem a palavra da cruz pregada por Paulo. Paulo “chama” a todos em um sentido. Quando ele prega a Cristo, ele não limita seu chamado à salvação. Ele chama todos a se arrependerem e crerem.


Mas a maneira como as proposições se encaixam, “chamados” no versículo 24 não pode significar isso. Os “chamados”, diz o versículo 24, recebem a palavra da cruz como “o poder de Deus e a sabedoria de Deus”. Mas sabemos pelo versículo 23 que muitos dos que ouviram a mensagem não a receberam dessa maneira. Eles o receberam como pedra de tropeço e loucura.


Portanto, os chamados não são todos os que ouvem a palavra. Então, no versículo 24 “chamada” não pode significar a chamada geral que todos recebem através do sermão. Deve referir-se a um chamado de Deus que ele dá apenas a alguns e deve ter uma eficácia especial porque todos os que a obtêm vêem a cruz como poder e sabedoria. Portanto, os teólogos se referem a ele como chamado eficaz.


Assim, embora as palavras carreguem vários significados em si mesmas, o conteúdo e as relações das proposições em torno delas geralmente esclarecem o significado específico que o autor pretendia que elas tivessem.


6. Pergunte como o ponto de uma passagem se encaixa com os pontos de outras passagens, especialmente se parece que os pontos não se encaixam.

Um dos hábitos mais frutíferos de fazer perguntas que tenho é perguntar como o aparente significado ou ponto de uma passagem se encaixa com outras passagens que parecem contraditórias ou inconsistentes.


Eu nunca suponho que a Bíblia seja inconsistente, mas que não estou vendo tudo o que preciso ver. É por isso que esse hábito é tão frutífero. Se não vi o suficiente para explicar a aparente inconsistência, é provável que perguntar como os textos se encaixam me ajude a ver mais.


E ver mais é o que procuramos. Queremos ver tanto quanto realmente existe. Aqui está um exemplo desse tipo de questionamento. Em Romanos 5:8 Paulo diz:


Deus mostra seu amor por nós quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.


Mas no Salmo 11:5 diz:


O Senhor prova o justo, mas sua alma odeia o ímpio e aquele que ama a violência.


Então Deus nos ama enquanto somos pecadores e Deus odeia os ímpios. Quando vemos essa tensão entre o amor de Deus pelos pecadores e o ódio pelos pecadores, devemos começar a pensar em possíveis maneiras pelas quais essas duas verdades se encaixam. Isso significa que começamos a fazer mais perguntas.


  1. Estão falando de dois grupos diferentes em “pecadores” e “ímpios”?

  2. Os pecadores que Deus ama não estão incluídos nos pecadores que Deus odeia?

  3. Existe uma diferença entre “pecado” e “impiedade” para que ele realmente não ame os ímpios ou odeie os pecadores?

  4. Alguma coisa mudou entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento para que Deus não odeie os ímpios hoje?

  5. O que, mais especificamente, o ódio de Deus envolve?

  6. O ódio que ele tem pelos ímpios exclui a possibilidade de que ele também os ame?

  7. Quais seriam os diferentes tipos de ódio que ele poderia ter?

  8. Um tipo de ódio é o ódio intenso do coração perverso de uma pessoa?

  9. Outro tipo de ódio é o propósito intenso de destruir?

  10. O ódio poderia estar presente sem o propósito de destruir?

  11. Se assim for, ele poderia amar aqueles a quem detesta, visando resgatá-los de sua repugnância e de seu ódio?

  12. Que outros textos devo consultar para ajudar a responder a essas perguntas?


Esses tipos de perguntas surgem na mente quando duas passagens em tensão uma com a outra são reunidas com o objetivo de descobrir como elas se encaixam. É incrível o quanto aprendemos nesse hábito de fazer perguntas sobre dificuldades aparentes. Poucas coisas tornam uma pessoa mais profunda e rica em seu conhecimento de Deus e de seus caminhos do que esse hábito de perguntar como os textos são coerentes na realidade quando, a princípio, não parecem ser.


“Eu nunca suponho que a Bíblia seja inconsistente, mas que não estou vendo tudo o que preciso ver.”

7. Pergunte como o significado se aplica ao modo como você vive e ao modo como a igreja e o mundo vivem.


O objetivo dos escritores bíblicos não é apenas que saibamos coisas, mas que façamos coisas. Assim, parte de nossa resposta às Escrituras é formar o hábito de fazer perguntas sobre a aplicação – para nós e nossa igreja, outros cristãos e nossos relacionamentos, e ao mundo, incrédulos e instituições.


Isso significa que a tarefa de aplicação nunca é encerrada. Existem milhões de maneiras pelas quais um texto pode ser aplicado a milhões de situações e relacionamentos. Nosso trabalho não é conhecer todas essas aplicações, mas crescer na aplicação do significado das Escrituras às vidas e às pessoas e instituições ao nosso redor.


As questões de aplicação não são principalmente uma busca de sentido (a intenção do autor), mas da diferença que o sentido fará em nossas vidas. Mas o fato é que fazer perguntas de aplicação muitas vezes esclarece coisas que você não viu no texto.


“Existem milhões de maneiras pelas quais um texto pode ser aplicado a milhões de situações e relacionamentos.”

Por exemplo, é muito provável que, até que uma igreja tente realmente aplicar as passagens sobre disciplina eclesiástica, ela não as leia com atenção suficiente para ver o que elas estão dizendo especificamente. Cada novo esforço para seguir os processos o enviará de volta à Bíblia para ver o que mais está lá.


Por exemplo, até que eu tentei aplicar o ensino de Mateus 18:15-18 eu não tinha notado que algum tempo pode passar entre levar duas ou três testemunhas para confrontar um irmão impenitente e o próximo passo de levar seu caso para toda a igreja. Mas quando a aplicação nos impôs essa pergunta, vimos de fato que não há nada no significado do texto que sugira que o próximo passo fosse imediato. Isso levantou a questão sobre como devemos nos relacionar com uma pessoa naquele período de tempo, e tivemos mais trabalho a fazer ao pesquisar as Escrituras.


Isso não é incomum. Os esforços para aplicar o significado de um texto muitas vezes nos ajudam a fazer perguntas sobre o texto que revelam coisas que não tínhamos visto. Assim, embora nosso objetivo seja encontrar o significado de uma passagem e depois aplicá-lo, também é verdade que a aplicação real do significado muitas vezes levanta questões que lançam mais luz sobre o significado.


8. Pergunte quais são os afetos que correspondem à verdade deste texto.


O objetivo de ler a Bíblia não é apenas saber, mas também crer, esperar e amar. Toda a gama de emoções humanas são reações possíveis ao significado da Bíblia. Deus nos deu a Bíblia não apenas para informar nossas mentes, mas também para transformar nossos corações – nossos afetos. Há sempre uma maneira mais ou menos adequada de nossos afetos serem movidos pela verdade que vemos.


Por exemplo, a horrível verdade não deve ter o mesmo efeito emocional que a bela verdade. A santidade inacessível de Deus não deve produzir a mesma emoção que a terna proximidade de Deus. A repreensão de Jesus não deve produzir a mesma emoção que a recomendação de Jesus.


“O objetivo de ler a Bíblia não é apenas saber, mas também acreditar, esperar e amar.”

Portanto, parte de responder às Escrituras é fazer a pergunta: “Qual é uma resposta emocional adequada ao significado deste texto? Estou vivenciando isso?”.


A Palavra de Deus é honrada não apenas por ser entendida corretamente, mas também por ser sentida corretamente. Uma resposta vazia do coração à verdade gloriosa é uma resposta defeituosa à Bíblia. Portanto, não terminamos de fazer perguntas até que tenhamos perguntado sobre quais emoções se encaixam em resposta ao significado da Bíblia e se estamos experimentando essas emoções.

 

Texto original: Unlock the Riches of Scripture

Tradução: Tiago Silva

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