top of page

As convicções fundamentais do Ministério Expositivo (Primeira Etapa)

Atualizado: 17 de out. de 2018


Esta é a primeira parte da série Como Formar seu Ministério em Torno da Criação de Discípulos. Leia a transcrição abaixo.


Kevin Halloran: Um dos principais objetivos do ministério do Leadership Resources nos EUA e no exterior é desenvolver nos pastores e líderes que treinamos uma mentalidade expositiva para o ministério.

Estou aqui com Sean Martin, que é o Diretor do nosso projeto de treinamento na Europa. Sean você poderia nos contar. . . O que é uma mentalidade expositiva e por que é tão importante?

Sean Martin: Com prazer, Kevin. Aliás, antes de falar sobre uma mentalidade expositiva, deixe-me definir a pregação expositiva ou o ministério expositivo.

Existem muitas definições por aí do que é o ministério expositivo ou o que é um sermão expositivo. Eu gosto de definir um sermão expositivo de uma forma bem simples: ensinando a Palavra de Deus com a intenção de Deus.

Acreditamos que Deus é um Deus que fala. Essa é a nossa convicção de cristãos evangélicos. Deus falando através de Sua Palavra sempre tem intenção. A Palavra de Deus sempre tem um propósito. E assim, a pregação e o ensino expositivo simplesmente ensinam a Palavra de Deus com a intenção de Deus, para que o resultado seja a vida e a transformação, que é sempre o objetivo da Palavra de Deus. Então é assim que eu defino expositivo/expositiva.

Uma mentalidade expositiva vem de uma convicção. Talvez eu intrometa em dizer que o ministério expositivo não se limita ao púlpito. Por quê? Deixe-me fazer uma pergunta: a Palavra de Deus é igualmente poderosa na vida de duas senhoras idosas que lêem a Bíblia na Starbucks como quando é lido no púlpito? A maneira que você responde essa pergunta é fundamental. Eu diria que a Palavra de Deus é tão poderosa entre duas senhoras idosas que lêem a Palavra na Starbucks como é no púlpito.

Deus se separou alguns para ser pastores e pregadores? Absolutamente. Sentimos que o sermão dominical é primordial no ministério da Igreja? Absolutamente. Queremos ver homens piedosos que ocupam púlpitos neste país e em todo o mundo? Absolutamente.

Mas o que também queremos dizer é: "Ouvir a Palavra de Deus com a intenção de Deus é tão incrível. Será que queremos só por uma meia hora por semana no domingo, ou queremos isso toda a semana? "Espero que a resposta seja:" Sim, nós queremos isso o tempo todo".

Se o ministério expositivo não se limita apenas ao púlpito, então temos que perguntar, como é que isso parece durante a semana? Eu coloco que uma mentalidade expositiva é ter a convicção teológica de que a Palavra de Deus sempre fala apontando intenção, vida e transformação. Isso acontece no sermão de domingo, mas também acontece na escola dominical. Também acontece em uma reunião bíblica de duas pessoas. Também acontece em pequenos grupos. Também acontece enquanto você ensina a sua família as Escrituras no jantar. Uma mentalidade expositiva é a convicção de que queremos buscar a maior número de lugares onde a Palavra de Deus possa ser falada a outras pessoas.

Queremos ver o ministério expositivo agindo em cada parte da igreja. Queremos ver a Palavra de Deus e oração dirigindo a vida da igreja. Queremos ver a Palavra de Deus trabalhando em todos os ministérios da igreja. Queremos treinar uns aos outros para que possamos ser discípuladores expositores que estão no meio do mundo com nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho e nossos membros da família que não são crentes, todo o tempo coberto em oração falando a Palavra de Deus no contexto das suas vidas, para que eles se tornem discípulos.

Kevin Halloran: Como você vê o desdobramento de uma mentalidade expositiva nas igrejas? Como deve funcionar?

Sean Martin: Em primeiro lugar, acho que uma coisa útil a fazer é ler A Treliça e a Videira de Colin Marshall e Tony Payne, porque esse livro estabelece as bases teológicas e filosóficas que todo ministério é sobre o que chamamos de "trabalho de videira". "Trabalho de videira" é a criação de discípulos baseada na Palavra. Treliças são as estruturas do ministério, como edifícios e reuniões, que permitem que o ministério da videira ocorra.

Precisamos treliças de ministério - precisamos de algum tipo de estrutura para fazer ministério. Não há nada de errado com essas coisas, mas as treliças existem para que possamos fazer o trabalho de videira. Queremos que o trabalho de Deus cresça. Queremos que as nações se tornem discípulos de Cristo. Eu acho que é muito útil ler esse livro, porque quer será um novo conceito para você ou se não uma lembrança do que realmente é o ministério: fazer discípulos.

O livro que vem depois, The Vine Project (ainda não existe em português), é muito útil porque uma crítica que receberam do primeiro livro foi: "Vocês intencionalmente não nos deram seus sete passos para crescer uma igreja maior e melhor". E Colin e Tony diria: "Não temos sete passos. Não temos segredos. Estamos apenas levando você de volta aos princípios bíblicos de que ministério se trata. "E as pessoas diriam: "Bem, tudo bem, mas ainda volto a pergunta: por onde eu começo? Como faço para começar um ministério expositivo na minha igreja?"

The Vine Project trabalha cinco etapas em como desenvolver uma igreja focada na Palavra e voltada para o discípulado.


Etapa 1: Aprimore Suas Convicções

Eles deram o nome "Aprimore Suas Convicções" a primeira fase. Isto é o porquê, o quê, o quem, o quando e a onde de fazer discípulos. De fato aprimorando suas convicções consiste em fazer perguntas como: minha convicção é que a Palavra de Deus traz vida e transformação? Minha convicção é que a Palavra de Deus precisa estar dirigir cada ministério em nossa igreja?

Kevin Halloran: Com isso verificando que existe uma base sólida na compreensão bíblica do discipulado.

Sean Martin: Absolutamente. Consiste em olhar novamente nesta base e perguntar: "O que é o ministério?" A única maneira de você ter uma mentalidade expositiva para todos os ministérios em sua igreja e em sua vida é se você tiver essas convicções - que a Palavra de Deus e a oração devem dirigir tudo, e quero construir todos os meus ministérios em torno da Palavra de Deus e da oração. É assim que Deus trabalha. Enquanto dependemos do Espírito de Deus vestido de oração enquanto ensinamos a Sua Palavra, Deus faz discípulos. Deus faz discípulos crescer. Deus equipa as pessoas para a vida e a piedade. Deus equipa as pessoas para o trabalho do ministério. Temos que aprimorar nossas convicções.



Sean Martin

Trabalha com o Leadership Resources como Diretor do projeto Treinando Novos Treinadores na Europa





Kevin Halloran

Trabalha com o Leadership Resources como Estrategista de Conteúdo / Treinador Internacional da América Latina




Este artigo foi publicado originalmente em inglês com o título: "The Foundational Convictions of Expository Ministry (Phase One)" Tradução: Benjamin Zemmer.


202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page