top of page

Apenas Não Fazer o Errado Também é Errado


“Ele se converteu e agora não fala mais palavrão.” Às vezes, achamos que a única transformação que o evangelho faz na vida de uma pessoa é apenas a de não mais praticar o que é errado.


Segundo Efésios 4.17 a 32, deixar de fazer aquilo que é errado é só metade do processo.

No verso 22, Paulo diz para tirarmos a roupa (despir) do velho homem, ou seja, não agirmos mais como antes do evangelho. E como agíamos? Seguíamos os nossos desejos. Buscávamos nossa felicidade no pecado.


Já no versículo 23, ele nos diz para renovarmos nossa mente, isso é mudarmos nossa forma de interpretar a vida. No evangelho, não pensamos em nos satisfazer, mais sim satisfazer a Deus. Nossa visão de felicidade própria muda!


Para completar o processo, não podemos ficar nus! Devemos nos vestir com a roupa (revestir) do novo homem (versículo 24), ou seja, mudar nossas atitudes, segundo o padrão de Deus, fazendo sempre o que é certo e santo. Veja como Paulo mostra isso na prática.

Verso 25: Não falar mais a mentira (despir), mas falar (não ficar calado) sempre a verdade (revestir), pois somos membros do mesmo Corpo (renovar a mente).


Versos 26 a 27: Não pecar quando está com raiva (despir), mas acertar (não ignorar) problemas de relacionamento o quanto antes (revestir), para que o Diabo não se aproveite disso (renovar).


Verso 28: Não roubar (despir), mas trabalhar para poder ser generoso (revestir), para fazer com as próprias mãos o que é bom (renovar).


O texto de Efésios segue com outros exemplos, mais observe neste último que o contrário de roubar não é “não roubar”, mas sim, ser generoso. Assim o princípio de que a vida cristã é ativa fica bem claro. Quem não rouba, mas não é generoso está errado, assim como aquele que apenas rouba.


Pois assim evidenciamos o evangelho, que anuncia um Deus que não é passivo, mas agiu sacrificialmente para a nossa salvação: nós O glorificamos quando agimos com Ele!


Pr. Ricardo Libaneo

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page