A mente, o streaming e a Palavra

por Ludgero Machado|


É como uma guerra de ídolos... A televisão, na maior parte da cultura peculiar de cada família brasileira, tem um enorme destaque, basta observar qual o local da casa onde está o "aparelho de tv". Além disso, para muitos, há também uma necessidade de pluralidade de opções, e paga-se caro pela famosa "tv por assinatura". O produto via streaming é a reprodução de adequação as tecnologias mais atuais, de viabilizar em um só "canal" todo tipo de filmes, séries, documentários, programas de tv, realities e etc, que até então exigiam vários canais e um bom conhecimento do uso do controle remoto.


Concordo que trocar Netflix por Prime é trocar “seis por meia dúzia”. Os que cancelam e querem achar nova alternativa, incorrem, mesmo que inconscientemente, no mesmo erro dos que afirmam se manter no uso/assinatura do app de streaming, dizendo: "só não assistir esse filme"!


O erro é não parar para ponderar a partir das Escrituras, no sentido prático para essa situação, da ideia de Romanos 12, da total transformação da mente (metanoia), em prol da manutenção do seu próprio entretenimento. O problema é que enquanto o televisor for a peça de mobília central de nossas casas, ou tão importante e necessária que precisamos de "pelo menos" um aparelho por cômodo, não entenderemos o ponto da vocação cristã no contexto sócio cultural.


Não somos chamados a nos abster da existência social mas, definitivamente, somos exortados a não nos moldarmos pela cultura desse mundo caído. Netfilx? Prime? Globo? Que tal uma sala sem tv, com boas leituras, lugar de conversa, de música e de convivência onde o ornamento é o Evangelho?


A melhor solução é um design novo, ou seja, renovado. As afrontas externas não cessarão e nem por isso deixaremos de refutá-las, mas a estrutura precisa ser moldada pela Palavra. O ambiente do lar, onde o streaming ainda reina, precisa ser governado ao redor de Cristo, seu ministério e sua graça. Uma estrutura conduzida pela glória e para a glória, que flui do conhecimento de Deus e manifesta a grandeza do Criador.


Ludgero Machado





Ludgero Machado M. Neto é pastor presbiteriano e serve junto aos projetos internacionais do Pregue a Palavra. Natural de Belo Horizonte, é pastor a nove anos. Casado com Juliana e pai de 3 filhos.

256 visualizações

Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e exorta com toda paciência e ensino

2 Timóteo 4.2

© 2020 pela Associação Bíblica Pregue a Palavra
R. Santo Rosa, 96 - Jardim Alvinópolis, Atibaia - SP - Brasil, 12943-050

CNPJ: 15.156.924/0001-59 

Secretaria: (11) 4412.6679

Entregas de compras em até 15 dias

  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon