top of page

Pregação Expositiva

Atualizado: 17 de jul. de 2019

por Grant Osborne |


Defendo com unhas e dentes a ideia de que o alvo da hermenêutica não é a teologia sistemática, mas o sermão. O verdadeiro propósito das Escrituras não é explicação, mas exposição, não é descrição, mas proclamação. A Palavra de Deus fala a cada geração, e a relação entre significado e significação resume a tarefa da hermenêutica. Não basta recriar o significado original pretendido de determinada passagem. Precisamos elucidar sua significação para os nossos dias. Exposição significa uma mensagem baseada na Bíblia, em geral uma série que conduz a igreja através de um livro como Isaías ou Romanos. Um sermão temático pode ser expositivo, contanto que ele faça a pergunta “o que a Bíblia diz sobre o assunto?”, e em seguida conduza a congregação através do que a Palavra de Deus revela sobre o assunto em questão.

Walter Liefeld afirma que uma mensagem expositiva tem integridade hermenêutica (reproduz o texto com fidelidade), coesão (sentido do todo), movimento e direção (observa o propósito ou objetivo de uma passagem) e aplicação (observa a relevância da passagem para hoje) (1984:6-7). Sem cada uma dessa qualidades, um sermão não é verdadeiramente expositivo. Algumas pessoas revelam um falso conceito de exposição como se fosse uma simples explicação do significado de uma passagem. Tais sermões se destacam pela presença de retroprojetores como transparências difíceis de entender e detalhes sobre grego e hebraico. Infelizmente, embora as pessoas saiam impressionadas com a erudição demonstrada, suas vidas não são transformadas, e elas se convencem de que jamais poderão estudar sozinhas a Bíblia., mas precisam sempre voltar a cada domingo para ouvir o “especialista”. E com isso estamos de volta à Idade Média! Na verdadeira pregação expositiva, o “horizonte” dos ouvintes deve se fundir com o “horizonte” do texto [...] O pregador deve se perguntar como o escritor bíblico aplicaria as verdades teológicas da passagem, se estivesse se dirigindo a uma congregação.

Haddon Robinson define a pregação expositiva como “a comunicação de um conceito bíblico derivado e transmitido através de um estudo histórico, gramatical e literário de uma passagem em seu contexto, a qual o Espírito Santo aplica primeiramente à pessoa do pregador para então aplica-la, por meio dele, aos seus ouvintes” (1980:30). [...] Pregadores de nossos dias precisam primeiro ter um encontro com o texto em sua situação original e depois com a significação do significado original para si mesmos. Em seguida, devem transmitir essa significação aos ouvintes, que antes devem ser conduzidos ao contexto bíblico e depois à relevância que ele tem para suas necessidades pessoais. Muitas vezes, os pregadores enfatizam demais um lado ou outro, de modo que o sermão se transforma numa exposição árida ou num passatempo dinâmico. Ambas as esferas, o significado original do texto e a significação para nosso contexto, são essenciais na pregação expositiva, que é o verdadeiro objetivo do empreendimento hermenêutico.


Grant R. Osborne


Extraído do livro: A Espiral Hermenêutica - uma nova abordagem à interpretação bíblica. Ed. Vida Nova. p. 36,37.

Publicado com permissão.




GRANT R. OSBORNE 

(Phd. Universidade de Aberdeen) é professor de Novo Testamento no Trinity Evangelical Divinity School, Deerfield, Illinois. Além de contribuir com numerosos artigos para periódicos, revistas teológicas e coletâneas de trabalhos acadêmicos, é organizador de duas séries de comentários do Novo Testamento e autor de The Resurrection Narratives: A Redactional Study, Espiral Hermenêutica e 3 Perguntas Cruciais sobre a Bíblia (estes últimos dois, publicados por Edições Vida Nova).

579 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page