top of page

4 razões para pregar no livro de Juízes

Atualizado: 17 de jul. de 2019

por Josh Vincent |


Eu fui encarregado de considerar as razões pelas quais alguém deveria pregar através do livro de Juízes. Os juízes transitaram Israel da liderança de juízes, ou libertadores capacitados pelo Espírito, para um rei humano dotado do Espírito. Ao fazê-lo, o livro aponta para a monarquia davídica como o meio de Deus para libertar seu povo - não apenas das nações inimigas, mas também uns dos outros e até mesmo seus próprios corações pecaminosos.


Juízes é o pior livro do Antigo Testamento. Se não fosse pela morte de Cristo, seria o pior livro de toda a Bíblia. Está saturado de eventos tóxicos: genocídio, guerra santa, escravidão e opressão das mulheres. Isso tenta alguns a pensar que a Bíblia tolera este livro de horrores. [1] Muitos notaram que os juízes não são meramente maus; fica cada vez pior. E, no momento em que você chega ao fim, até mesmo os pecados de Gênesis 19, de Sodoma e Gomorra, que resultaram no fogo e enxofre de Deus, ficam pálidos se comparados com o pecado de Israel em Juízes 19, que é pontuado pela ausência notável de Deus.


No final de Juízes pode até parecer que Deus não quisesse alcançar Israel. Mas se este resumo não convenceu você a pregar através dos Juízes, deixe-me oferecer-lhe quatro razões melhores para pregar através dos Juízes ao seu povo.


1. Deus é o herói da história.


Quando você pensa em juízes, eu aposto que sua mente rapidamente salta para a bravura de Debora, para o velo de Gideão ou para a força de Sansão. Os primeiros 16 capítulos se concentram em juízes com poderes espirituais que se parecem mais com Vingadores do que com juristas. Sansão se parece mais com Thor do que com o juiz Judy. Mas, na verdade, com a notável exceção de Otoniel, este livro faz um grande esforço para mostrar que esses heróis humanos são todos zeros em um sentido ou outro. Baraque precisa que Debora segure sua mão para que ele confie e obedeça à Palavra de Deus. Gideão precisa de reafirmação constante de Deus para que ele possa confiar nEle. Sansão explora os bons dons de Deus para ganhos egoístas.


De novo e de novo, esses heróis humanos revelam que a salvação vem da iniciativa de Deus, não do homem. Deus é o grande herói dos juízes.


2. Existem efeitos individuais e coletivos do pecado.


Juízes inicia onde Josué termina, com o povo de Deus obedecendo ao Seu mandamento de tomar a Terra Prometida. Mas o ímpeto empaca em Juízes 1:27, quando “Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Sean” e um número de outras nações/tribos. Nos versos que se seguem, o autor registra que Efraim, Zebulom, Aser, Naftali e Dã também falharam em expulsar os povos que Deus ordenou que eles expulsassem.


A desobediência corporativa abre uma fenda progressiva e crescente nas vidas do povo de Deus até o final de Juízes, capítulos 17–21, onde duas realidades dominam: a ausência de Deus e o refrão repetitivo: “Naqueles dias não havia rei em Israel. Todos fizeram o que era certo aos seus próprios olhos ”(17: 6, 21:25; cf. 18: 1, 19: 1). Não aparecem mais libertadores depois de Juízes 17, e os pecados do povo de Deus uns contra os outros atingem a sua profundidade quando a tribo de Benjamim - a tribo de Saul - estupra e mata a concubina do levita no centro da cidade.


A bússola moral de Israel estava tão quebrada que a resposta "justa" de Israel ao pecado de Benjamin quase resultou no genocídio desse povo. Quando Israel reconheceu seu pecado, eles tentaram trazer “justiça” essencialmente sequestrando e estuprando 400 filhas virgens de Jabes-Gileade e as filhas de Siloé (Juízes 21). Isso explica o último verso do livro: “Naqueles dias não havia rei em Israel. Todos fizeram o que era certo aos seus próprios olhos.


O ponto aqui é sombrio, mas simples: à medida que as pessoas se afastam da obediência ao seu Deus soberano, elas se movem em direção a paixões pecaminosas e em espiral progressiva para baixo. Isso inevitavelmente resultará no tratamento de outras pessoas como menos do que humano. O pecado cresce e molda os indivíduos e as comunidades, resultando em injustiça e tristeza caóticas.


3. Juízes ensina como Deus valoriza as mulheres.


Eu percebo que essa afirmação vem carregada de óbvia ironia. Uma rápida leitura dos juízes parece argumentar o contrário. Os homens tratam as mulheres horrendamente. Por exemplo, em resposta à narrativa do autor de Juízes 19, Phyllis Trible escreve: “Ele também se preocupa pouco com o destino da mulher”. [2] Para ser claro, não estou dizendo que os homens de Juízes valorizam as mulheres. Eles gradualmente aumentam a opressão por toda parte.


Mas a perspectiva do autor de Juízes apresenta um quadro totalmente diferente. O autor parece revelar a escalada da pecaminosidade do homem ao expor, e até mesmo destacar, o tratamento cada vez mais sombrio e brutal às mulheres. De fato, o caos dos juízes não faz sentido algum se o autor retificasse a vitimização das mulheres.


Não temos tempo para pesquisar cada caso das relações entre mulheres e homens em juízes; há muitos. Mas deixe-me oferecer alguns exemplos que demonstram como esses relacionamentos entre homens e mulheres são descritivos e indicativos. Primeiro, antes da rebelião de Israel em Juízes 1: 11-15, lemos sobre Acsa e Otoniel; eles representam o homem ideal e a mulher funcionando em harmonia. Otoniel é então levantado como juiz em Juízes 3: 7–11. Ao longo do restante do livro, os relacionamentos entre homens e mulheres servem como um tipo de barômetro espiritual para o quão baixo as pessoas estão caindo - espiritual, teologicamente, moralmente, eticamente e assim por diante.


Ao contrário de Otoniel, Baraque recusou-se a confiar e obedecer a Deus. Ele então precisava de Debora como seu cobertor de segurança porque ele se recusava a ver Deus como seu escudo. Como resultado, Jael, uma mulher estrangeira, mata o general do inimigo, Sisera, e recebe crédito por entregar Israel - em vez de Baraque. Curiosamente, Sisera é descrito como sendo enrolado em um útero como um tapete, e Jael o alimenta como uma mãe antes de enfiar uma estaca na cabeça.


Mais tarde, Jefté sacrifica sua própria filha como resultado de um voto apressado a Deus, um ato que Daniel Block chama de “o máximo em abuso”. [3] E quem pode esquecer as façanhas sexuais de Sansão que levaram à sua morte final?


O apogeu do livro - ou talvez fosse melhor dizer seu ponto mais baixo - chega ao final dos Juízes com o estupro coletivo da concubina seguido pelo genocídio próximo da tribo de Benjamim, e o rapto em massa e estupro das filhas de Siló.


Em suma, Juízes se tornaria sem sentido se o autor afirmasse este tratamento hediondo das mulheres por toda parte. Observe que quanto mais os homens fazem o que é certo aos seus próprios olhos e menos Deus parece estar presente, pior se torna o tratamento às mulheres.


4. A escuridão dos Juízes destaca a beleza de Rute e a glória de Deus na redenção.


Apenas alguma coisa sobre Rute. Muitas vezes, Ruth é pregada em isolamento a Juízes, embora sua história se realize “nos dias em que os juízes governavam” (Rute 1: 1). Se alguém lê os dois juntos, como eu considero ser o contexto histórico da escrita de Rute, então o relacionamento de Ruth com Juízes parece quase como a nova criação de Deus para um mundo caótico. Ao longo de Juízes, as relações entre mulheres e homens estão se deteriorando e Deus está notavelmente ausente. Ao longo de Rute, apresentamos Boaz e Rute como um novo casal ideal cuja história harmoniosa supera a de Acsa e Otoniel, de Juízes 1.


Muitos afirmam que as relações irônicas entre mulheres e homens são fundamentadas no Sitz im Leben do autor de Juízes, seu cenário de vida. O autor de Juízes, dizem eles, exemplifica um ponto de vista abusivo e patriarcal. Eu argumentaria que o fundamento das relações irônicas entre homens e mulheres se origina muito mais do que na época dos juízes - em Gênesis 1 e 2. Assim, à medida que os Juízes se voltam para o pecado, as relações entre o ápice da criação de Deus se desdobram no caos. As mulheres são abusadas e a espiral descendente continua.


Mas então, na surpreendente e soberana graça de Deus, esta espiral é invertida no livro de Rute. Boaz redime Rute - uma moabita, viúva e estéril - e ele a busca alegremente como seu parente redentor. Boaz lhe dá um novo nome e - eventualmente - ele dá seus filhos de quem o rei David acabaria por nascer.


Deus é contra o abuso das mulheres - e além disso, Deus promete corrigir as coisas quando parece menos provável.


Comentários


Se você está procurando comentários úteis sobre Juízes, Dale Ralph Davis’ Judges: Such a Great Salvation (não publicado em português). Oferece uma grande ajuda para pensar neste livro em termos pastorais.


Os comentários de Juízes e Ruth de Daniel Block (não publicado em português) também são úteis para abordar as questões de um ângulo ainda mais acadêmico e acessível.


Se você procura uma pesquisa ainda mais abrangente sobre os principais temas e o envolvimento com outros comentaristas, consulte o volume de Trent Butler no Word Biblical Commentary. E, claro, as coisas realmente boas estão nas revistas acadêmicas.


Josh Vincent


Josh Vincent é pastor titular da Trinity Bible Church, em Phoenix, Arizona.





Notas:

[1] S. Cyril Rodd, Glimpses of a Strange Land: Studies in Old Testament Ethics (Edinburgh: T&T CLark, 2001), 1-402.

[2] Phyllis Trible, Texts of Terror: Literary-Feminist Readings of Biblical Narrative (Philadelphia, PA: Fortress Press, 1984), 37-38.

[3] Daniel I. Block, Unspeakable Crimes: The Abuse of Women in the Book of Judges, SBJT 2/3 (Fall 1998), 49.


Fonte: www.9marks.org.

Traduzido com permissão. 

Título original: 4 Reasons You Should Preach through Judges

Tradução: Nelson Galvão



Você pode ler o restante dos artigos desta série aqui:


1.987 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page