top of page

Três razões para você pregar através de 1 e 2 Samuel

Atualizado: 17 de jul. de 2019

por Allen Duty |


Os livros de 1-2 Samuel, ou pelo menos parte deles, são bem conhecidos de cristãos e não-cristãos. Filmes inspiradores, livros e analogias esportivas foram extraídos dessas páginas antigas. E, no entanto, poucas pessoas ouviram uma série de sermões sobre esses livros maravilhosos.


Primeiro e segundo Samuel foram escritos para ajudar os leitores a entender por que Israel fez a transição para uma monarquia, como essa monarquia teve sucesso e falhou, e como essa monarquia finalmente aponta para Jesus, que governará com amor e justiça para sempre.


Você deve considerar começar uma série expositiva através de 1 e 2 Samuel em um futuro próximo, pelo menos por três razões:


1- Eles fornecem contexto para entender o restante das Escrituras

2- Eles pintam uma imagem diferenciada de "heróis" e "vilões"

3- Eles nos ensinam a ter esperança em Deus e não no governo humano


1. 1 e 2 Samuel fornecem contexto para entender o restante das Escrituras.


Muitos cristãos confessam que enquanto leem suas Bíblias regularmente, eles não têm uma boa compreensão sobre as origens da monarquia de Israel. Eles não podem dizer quando, como ou por que Israel se tornou uma monarquia ou o que a monarquia israelita tem a ver com Jesus e seu reino.


Ao pregar esses livros, você obtém respostas claras para essas perguntas. A razão pela qual Israel se tornou uma monarquia, de acordo com o próprio Deus, é porque “eles me rejeitaram de ser rei sobre eles” (1 Sam. 8: 7). O resto dos livros - e, na verdade, o restante do Velho Testamento - serve como um aviso para nós: “Isto é o que acontece quando você rejeita a Deus como seu rei”.


Quando os reis e o povo de Israel receberam a Deus como seu legítimo rei, adorando-o e obedecendo-o, eles experimentaram uma grande bênção. Mas quando eles o rejeitaram, adorando ídolos e se rebelando contra Deus, eles experimentaram grande julgamento.


Nossos primeiros pais, Adão e Eva, rejeitaram Deus como rei sobre eles. Como resultado, cada um de seus descendentes nasceu com uma natureza pecaminosa que nos leva a fazer a mesma coisa. Nosso povo precisa saber disso: a rejeição de Deus como rei não leva à bênção, mas ao julgamento.


Os livros de 1 e 2 Samuel fornecem amplas oportunidades para ensinarmos essa verdade e para apontar Jesus, descendente de Davi. Ao contrário de Adão, Eva e todos os outros na história do mundo, Jesus obedeceria a Deus perfeitamente. Além disso, ele veio para morrer pelos pecados de seu povo, os mesmos que se recusaram a receber a Deus como seu legítimo rei. E isso não é tudo: Jesus virá novamente para inaugurar seu domínio perfeito e eterno, onde ele se sentará no trono de Davi para sempre como uma bênção permanente para seu povo.


2. 1 e 2 Samuel pintam uma imagem com nuances de "heróis" e "vilões".


Histórias memoráveis ​​contêm personagens memoráveis, e dois dos personagens mais memoráveis ​​de toda a Bíblia são Saul e Davi, os dois primeiros reis de Israel.


Saul é considerado um vilão e, em muitos aspectos, o título é bem merecido. Ele rejeitou a Deus e desobedeceu à suas ordens. Ele estava mais preocupado em salvar a face do que em fé e arrependimento. O poder subiu a sua cabeça e o corrompeu ao ponto de que, mesmo depois de Deus tê-lo rejeitado, ele tentou matar o homem que Deus escolheu para sucedê-lo. Mas Saul não era totalmente malvado. Ele demonstrou misericórdia para com aqueles que inicialmente não queriam que ele liderasse, ele levou Israel a derrotar seus inimigos e deu a Deus crédito total por suas primeiras vitórias.


David é considerado um herói e, em muitos aspectos, o título é bem merecido. Ele amava a Deus com todo o seu ser e procurava obedecê-lo de todo o coração. Ele demonstrou grande fé em Deus e grande lealdade a Saul, mesmo quando Saul tentou matá-lo. Mas Davi também pecou muito contra Deus, Bate-Seba e Urias, cometendo adultério e assassinato; Ele trouxe disciplina a Israel quando seu orgulho o levou a numerar o povo.


Quando você prega de 1 a 2 Samuel, fica claro que nenhum ser humano é perfeitamente bom ou completamente mau. Em vez disso, as intenções e ações de cada pessoa são uma mistura do bem e do mal. Isso oferece uma ampla oportunidade para mostrar que Jesus - o único homem perfeito - é o Salvador que Saul precisa, que Davi precisa e de que precisamos.


3. 1 e 2 Samuel nos ensinam a ter esperança em Deus e não no governo humano.


Dado o nosso atual clima político, talvez não exista maior razão para pregar através de 1 e 2 Samuel. Qualquer estudante de história sabe que as pessoas sempre caíram na tentação de confiar no governo humano, e não em Deus. E na América, pelo menos, ainda não aprendemos nossa lição.


Em todo ciclo eleitoral, os membros dos dois principais partidos políticos (juntamente com os membros da mídia) trabalham para convencer os eleitores de que nossos problemas serão resolvidos se elegermos o candidato certo. Mas se elegermos o candidato errado, uma situação apocalíptica se desdobrará e nossos piores temores serão concretizados. E nós acreditamos neles. Por que mais as pessoas comemorariam quando seu candidato é eleito, ou gritam de frustração quando seu candidato não é?


Em 1 Samuel, o povo de Israel está convencido de que todos os seus problemas derivam do fato de que eles não têm um rei - assim como todas as outras nações. Como muitas pessoas hoje, eles acreditavam que se tivessem a pessoa certa no escritório certo, seus problemas desapareceriam.


Através de Samuel, Deus advertiu-lhes o que aconteceria se nomeassem um rei para governar sobre eles. Ele abusaria de sua posição de poder, taxaria-os pesadamente e os levaria a clamar a Deus por libertação. Mas eles nomearam um de qualquer maneira, convencidos de que sabiam melhor.


Até mesmo o rei Davi, que era o melhor retrato de Jesus Cristo entre todos os reis de Israel, ainda pecou de muitas maneiras. Esses livros são tão úteis porque nos ajudam a perceber que nenhum ser humano - exceto Jesus Cristo - resolverá completamente todos os nossos problemas. Através de 1 e 2 Samuel, fica claro que Jesus é o rei que precisamos.


CONCLUSÃO


A maioria dos pregadores deseja proclamar o conselho completo de Deus. Isso inclui os livros de história do Antigo Testamento. Mas pode ser intimidante pregar sobre pessoas e lugares que parecem tão remotos na história, quanto mais na história da salvação.


Se você quiser pregar entre 1 e 2 Samuel - e espero que o faça -, recomendo dois recursos. O primeiro é “A Mensagem do Antigo Testamento”, de Mark Dever. Este livro apresenta uma visão geral maravilhosa de ambos os 1 e 2 Samuel e irá ajudá-lo a manter a grande visão geral do livro em mente quando você pregar de semana a semana.


O segundo é o comentário de Peter J. Leithart, “Um Filho para Mim: Uma Exposição de 1 e 2 Samuel”[1]. Leithart é um completo exegeta que ajuda os pregadores a entender a estrutura literária dos livros, junto com seus tipos e antítipos. Será uma grande ajuda se você procurar interpretar e aplicar corretamente as Escrituras para a sua igreja semana após semana.

Allen Duty


[1] Ainda não traduzido no Brasil – nota do tradutor


Fonte: www.9marks.org.

Traduzido com permissão. 

Título original: 3 Reasons You Should Preach through 1 & 2 Samuel

Tradução: Nelson Galvão


Leia também:


Allen Duty é o pastor de pregação na New Life Baptist Church em College Station, Texas. Você pode encontrá-lo no Twitter em @AllenDuty.




Você pode ler o restante dos artigos desta série aqui:


298 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page