Quatro razões porque você deveria pregar por meio de Jonas

Atualizado: 30 de Mai de 2019




Quando cheguei à minha igreja há nove anos, comecei a alternar entre o Antigo e o Novo Testamento e seus gêneros literários. Eu rapidamente escolhi pregar Jonas. Eu pensei: "Quem não gosta de Jonas? É uma história de baleia. Certo?” Ops! Talvez não. Mas, mesmo como um jovem pregador, minha congregação e eu rapidamente descobrimos que o grande peixe de Jonas é apenas um adereço submarino usado para transportar este profeta desertor ainda mais longe do que ele poderia imaginar de Deus, apenas para descobrir que mesmo nas profundezas do mar, Deus ainda estava lá, o perseguindo, o preparando e o enviando.


Deus nunca perdeu de vista seu profeta e Deus nunca perdeu de vista Nínive. Jonas é um ótimo livro para jovens pregadores que querem pregar um profeta menor. Quase poderíamos intitular Jonas como: “Evangelismo e a Soberania de Deus”, exceto que J.I Packer já reivindicou esse título e eu não tenho o hábito de mudar os nomes dos livros da Bíblia.


RESUMO


O próprio Jesus parece afirmar claramente Jonas como uma figura histórica (Mt 12 e Lucas 11), um rude contemporâneo de Amós e Oséias, que parece representar um judeu típico. Da mesma forma, 2 Reis 14:25 defende a historicidade de Jonas, definindo sua profecia durante o reinado de Jeroboão II, rei de Israel, por volta de 793-753 aC.


Deus o envia em uma missão para advertir os ninivitas, dizendo: “Em quarenta dias Nínive será destruída!” (Jonas 3: 4). À primeira vista, esta mensagem parece simples e transparente, ainda que sombria. Mas Jonas corre para Társis (1: 3), na direção oposta de Nínive. Sua desobediência era talvez tão teológica quanto geográfica. Observe que Jonas correu “para fugir da presença do SENHOR” (1: 3). David Stronach, da Universidade Berkley, da Califórnia, oferece um exemplo do porquê de Jonas ter fugido. Ele relatou:


“Em um pilar de pedra, um soberano assírio gabou-se de 'nobres que esfolei'. Três mil prisioneiros queimei com fogo. Eu não deixei um refém vivo. Eu cortei as mãos e pés de alguns. Eu cortei os narizes, orelhas e dedos dos outros. Os olhos de numerosos soldados eu apaguei. Donzelas eu queimei como um holocausto.”


Você não pode culpar um pregador por não querer visitar um lugar como esse - seja antes, ou agora.


Em Jonas 2, Deus coloca Jonas na barriga de um peixe por três dias antes de cuspi-lo de volta à praia.


Em Jonas 3, Jonas obedece ao comando de Deus e finalmente entrega a mensagem a Nínive. Surpreendentemente, os ninivitas se arrependem e Deus cede. Mas como Jonas responde? Você acha que esse profeta missionário se alegra. Não tão rápido. Jonas 4:1 nos diz o contrário: “Mas desagradou muito a Jonas, e ele ficou irado”. Por quê? Jonas 4: 2 descompacta isto adicionando um importante detalhe de flashback intencionalmente deixado ausente desde o começo: “É por isso que me apressei a fugir para Társis; pois eu sabia que o Senhor é um Deus compassivo e misericordioso, paciente e cheio de amor leal, e te arrependes do mal.” Jonas não fugiu porque temia que os ninivitas o matassem; ele temia que Deus os salvasse. Para Jonas, Nínive não representava perigo para seu corpo tanto quanto para sua vontade.


QUATRO RAZÕES PARA PREGAR ATRAVÉS DESTE LIVRO


1. Jonas confronta todos nós com a vontade soberana de Deus.


Deus diz para ir. Jonas diz que não. Muito antes de Kevin DeYoung escrever Just Do Something, as pessoas procuravam ansiosamente entender a vontade de Deus. Mas não é assim com Jonas. Deus revela sua vontade a Jonas e este foge dela, não depois dela. Embora a mensagem e a missão de Jonas fossem únicas, o fluxo e refluxo de suas lutas com a vontade claramente revelada de Deus é comum a toda a humanidade. Um dos contrastes marcantes neste livro é a dicotomia entre como Jonas responde à Palavra de Deus e o modo