Quatro razões por que você deveria pregar por meio de Habacuque.

Atualizado: 17 de Jul de 2019


por Jason Sevilha |


Sete séculos antes de Cristo, o povo de Deus estava cronologicamente comprimido entre os horríveis reinos dos assírios e dos babilônios. Um profeta olhou em volta para toda a iniqüidade e se perguntou o que Deus faria a respeito disso tudo, se é que faria alguma coisa. O pequeno livro de três capítulos que temos como resultado oferece um grande tratamento do sofrimento e do julgamento, soberania e justiça, e a postura correta diante de Deus para as pessoas que estão sofrendo.


Pregar através deste livro será de grande benefício para você como pastor e sua congregação. Os temas contidos em Habacuque são tão relevantes quanto as notícias diárias. Mas não acredite apenas na minha palavra. Permita-me ligar para quatro testemunhas. Você deve pregar através de Habacuque por causa de Epicuro, Lutero, Leibniz e Jesus.


1. Você deve pregar Habacuque por causa de Epicuro.


Inúmeras pessoas têm lutado contra o problema do mal, embora o raciocínio filosófico mais básico para a questão seja frequentemente atribuído ao antigo filósofo grego Epicuro.


Sua formulação era basicamente esta: se o Deus cristão (que é onisciente, onipotente e onibenevolente) existe, então o mal não existe. A lógica aqui é que, se Deus fosse onisciente, ele saberia sobre todo o mal (bem como sobre como pará-lo); se ele fosse todo-poderoso, ele poderia parar o mal; e se ele fosse todo amoroso, ele desejaria parar o mal. No entanto, Epicuro observou que o mal persiste. Portanto, ou não há Deus ou não é o Deus que os cristãos afirmam.


Pastor, como você sabe, Epicuro não foi o último a lidar com essa questão. Sua igreja está cheia de pessoas que lutaram, lutarão ou estão atualmente lutando com a angústia mental de viver a vida em um mundo caído. O profissional que é um fiel cristão se pergunta por que ele perdeu o emprego quando fez tudo certo. A nova mãe agoniza com a incapacidade de ter uma boa noite de sono para que ela possa ter uma devocional decente pela manhã. O estudante cristão luta com o fato de ser ridicularizado pelos colegas de classe e avaliado criticamente por um professor antagônico. E assim por diante. Onde está Deus quando as coisas não estão indo como esperamos que elas vão para os fiéis seguidores de Cristo?


Habacuque começa com essas questões diante de Deus (Hab 1: 1–4). O profeta olhou em volta e não viu nada além de violência, injustiça e opressão. Ele clamou a Deus por ajuda, mas pareceu-lhe que Deus estava em silêncio. O mal persiste e Deus parece inativo. Ou pelo menos essa é a percepção que Habacuque tem no começo do livro.


Você deveria pregar Habacuque por causa de Epicuro. Ou, mais precisamente, você deve pregar Habacuque porque lhe dará uma grande oportunidade pastoral de falar sobre o problema do mal e pastorear seu povo através da dor e da confusão.


2. Você deve pregar Habacuque por causa de Lutero.


Habacuque é uma espécie de “perguntas e respostas com Deus”. O profeta faz uma pergunta em 1: 1–4 e Deus responde em 1: 5–11. Habacuque oferece uma réplica em 1: 5-2: 1 antes que Deus dê uma resposta final no resto do capítulo 2. O capítulo 3 é a oração de Habacuque em resposta a tudo o que aconteceu.


O que tudo isso tem a ver com Martinho Lutero? Muito, na verdade. A segunda resposta de Deus a Habacuque contém uma linha que será citada três vezes no Novo Testamento (Gálatas 3:11; Rm 1:17; Hb 10: 37-38) - uma linha que prenderia o monge alemão e se tornaria conhecida por muitos como "O verso da Reforma."


Como você deve saber, Lutero, como monge católico, odiava a ideia da justiça de Deus. Instruído por seus professores e sacerdotes na justa ira de Deus para com o pecador iníquo, Lutero vivia com medo de Deus. Ele sabia que, apesar de todos os seus esforços como estudante e monge, ele não era justo e nunca poderia estar diante de Deus.