Leitura do módulo
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Tarefas Prévias
Leia os livros de Esdras, Neemias, Ageu e Zacarias. Durante a leitura destes livros observe o tom (Humor) do povo de Deus quanto ao retorno do exílio e do trabalho de reconstrução de Jerusalém e o templo. Quais mudanças nos corações deles podem ser vistas com o passar do tempo? Leia o livro de Salmos, se possível pelo menos cinco vezes. Da sua leitura sozinho (isto é, sem consultar os comentários ou outras ferramentas de estudo bíblico), responda as seguintes perguntas, certificando-se de incluir as referências de versículos. Durante a leitura de Salmos, fique atento a estrutura dos 5 livros.
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Quais repetições e padrões pode achar?
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Como que os capítulos finais de Salmos (146-150) estão conectados com os do começo (1-2)?
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Como Salmos ajuda o povo de Israel a adorar a Deus depois do retorno a terra?
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Que mensagem de Salmos os autores querem que Israel considere através da edição final do livro de adoração de Israel?
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Quem é o autor desta carta?
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Quem é o destinatário?
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Da própria carta, o que aprendemos sobre a situação da vida do autor e dos destinatários?
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Que palavras ou conceitos são repetidos através da carta?
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Que comparações ou contrastes importantes são encontrados?
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Existem mandamentos? Se existem, quais são, e onde nós os encontramos?
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Como você descreveria o tom da carta (por exemplo, advertência, instrução etc.)?
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Onde está o clímax da carta? Como você sabe?
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Em uma sentença completa, qual são a linha melódica ou o tema principal que corre pelo livro? (Dica: Olhe para o começo e o fim do livro).
Guia de Estudos Para 'Os Fazeres'
GUIA DE ESTUDOS PARA “OS FAZERES”
INSTRUÇÕES:
No seu pequeno grupo, você terá 5 a 7 minutos para apresentar cada uma das suas passagens bíblicas no módulo que está inscrito. Para cada passagem recebida, por favor responda às perguntas abaixo e se possível providencie cópias das suas respostas em uma folha (de preferência digitado) que vai ajudar o seu grupo a oferecer um feedback produtivo. Lembre-se, queremos ver um trabalho completo para discussão entre os grupos, para isso, ele deve conter:
1. CONTEXTO DA PASSAGEM
Responda como que o contexto informa ou adiciona algo ao significado da passagem estudada? Você precisa considerar: O contexto imediato e literário (o que vem antes e depois do seu texto e a forma como foi escrito); O contexto histórico e cultural (circunstâncias do público original do texto, detalhes relevantes para a vida da época que se destacam, questões religiosos, políticas, geográficas e citações, alusões e/ou conexões históricas que o autor faz com outros livros da Bíblia.
2. ESTRUTURA DA PASSAGEM
Aponte por meio de suas observações e informações que obteve das perguntas, contexto e do gênero literário, como o autor organizou esta passagem? Mostre os pontos da estrutura em seções com referências dos versículos, você deve estar pronto para explicar o motivo pelo qual enxergou a estrutura apresentada.
3. GRANDE IDEIA DA PASSAGEM
Com base na estrutura, qual é a Grande Ideia que a passagem apresenta? A Grande Ideia é a demonstração do argumento que o autor está propondo para a sua audiência (em uma frase concisa, com sujeito, verbo e complemento) Ela deve ser: Concisa, “Expressada com poucas e adequadas palavras, isto é, fácil de memorizar”. Completa, “Expressada de tal forma que contempla todas as partes da Estrutura do texto”. Específica, “Expressada para evidenciar o foco, o coração do assunto do texto”.
4. TEOLOGIA BÍBLICA DA PASSAGEM
Como é que esta passagem se conecta com a meta narrativa bíblica e nos conduz ao Evangelho de Jesus Cristo? Aponte sua conexão com outros textos; Responda, qual parte do Evangelho está em evidência nessa passagem?
5. APLICAÇÕES DA PASSAGEM
À luz da do argumento que você propôs na Grande Ideia e sua relação com a Teologia Bíblica, o que o texto buscou provocar nos primeiros ouvintes / leitores e quais aplicações podem ser feitas para nós hoje? Essas aplicações podem ser feitas para cristãos e não cristãos?