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Módulo

7

Leitura do módulo

Holy Bible
Em breve

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Tarefas Prévias

Leia os livros de Esdras, Neemias, Ageu e Zacarias.  ​  Durante a leitura destes livros observe o tom (Humor) do povo de Deus quanto ao retorno do exílio e do trabalho de reconstrução de Jerusalém e o templo. Quais mudanças nos corações deles podem ser vistas com o passar do tempo?  ​  Leia o livro de Salmos, se possível pelo menos cinco vezes.  Da sua leitura sozinho (isto é, sem consultar os comentários ou outras ferramentas de estudo bíblico), responda as seguintes perguntas, certificando-se de incluir as referências de versículos. Durante a leitura de Salmos, fique atento a estrutura dos 5 livros.
 

  1. Quais repetições e padrões pode achar?

  2. Como que os capítulos finais de Salmos (146-150) estão conectados com os do começo (1-2)?

  3. Como Salmos ajuda o povo de Israel a adorar a Deus depois do retorno a terra?

  4. Que mensagem de Salmos os autores querem que Israel considere através da edição final do livro de adoração de Israel?

  5. Quem é o autor desta carta?

  6. Quem é o destinatário?

  7. Da própria carta, o que aprendemos sobre a situação da vida do autor e dos destinatários?

  8. Que palavras ou conceitos são repetidos através da carta?

  9. Que comparações ou contrastes importantes são encontrados?

  10. Existem mandamentos? Se existem, quais são, e onde nós os encontramos?

  11. Como você descreveria o tom da carta (por exemplo, advertência, instrução etc.)?

  12. Onde está o clímax da carta? Como você sabe?

  13. Em uma sentença completa, qual são a linha melódica ou o tema principal que corre pelo livro? (Dica: Olhe para o começo e o fim do livro).

Guia de Estudos Para 'Os Fazeres'

GUIA DE ESTUDOS PARA “OS FAZERES”


INSTRUÇÕES:

No seu pequeno grupo, você terá 5 a 7 minutos para apresentar cada uma das suas passagens bíblicas no módulo que está inscrito. Para cada passagem recebida, por favor responda às perguntas abaixo e se possível providencie cópias das suas respostas em uma folha (de preferência digitado) que vai ajudar o seu grupo a oferecer um feedback produtivo. Lembre-se, queremos ver um trabalho completo para discussão entre os grupos, para isso, ele deve conter: 


1. CONTEXTO DA PASSAGEM

 Responda como que o contexto informa ou adiciona algo ao significado da passagem estudada? Você precisa considerar: O contexto imediato e literário (o que vem antes e depois do seu texto e a forma como foi escrito); O contexto histórico e cultural (circunstâncias do público original do texto, detalhes relevantes para a vida da época que se destacam, questões religiosos, políticas, geográficas e citações, alusões e/ou conexões históricas que o autor faz com outros livros da Bíblia.


2. ESTRUTURA DA PASSAGEM

Aponte por meio de suas observações e informações que obteve das perguntas, contexto e do gênero literário, como o autor organizou esta passagem? Mostre os pontos da estrutura em seções com referências dos versículos, você deve estar pronto para explicar o motivo pelo qual enxergou a estrutura apresentada.


3. GRANDE IDEIA DA PASSAGEM

Com base na estrutura, qual é a Grande Ideia que a passagem apresenta? A Grande Ideia é a demonstração do argumento que o autor está propondo para a sua audiência (em uma frase concisa, com sujeito, verbo e complemento) Ela deve ser: Concisa, “Expressada com poucas e adequadas palavras, isto é, fácil de memorizar”. Completa, “Expressada de tal forma que contempla todas as partes da Estrutura do texto”. Específica, “Expressada para evidenciar o foco, o coração do assunto do texto”.


4. TEOLOGIA BÍBLICA DA PASSAGEM

Como é que esta passagem se conecta com a meta narrativa bíblica e nos conduz ao Evangelho de Jesus Cristo? Aponte sua conexão com outros textos; Responda, qual parte do Evangelho está em evidência nessa passagem?


5. APLICAÇÕES DA PASSAGEM

À luz da do argumento que você propôs na Grande Ideia e sua relação com a Teologia Bíblica, o que o texto buscou provocar nos primeiros ouvintes / leitores e quais aplicações podem ser feitas para nós hoje? Essas aplicações podem ser feitas para cristãos e não cristãos?

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