Leitura do módulo
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Tarefas Prévias
Leia o livro de Marcos pelo menos três vezes. Da sua leitura sozinho (isto é, sem consultar os comentários ou outras ferramentas de estudo bíblico), responda as seguintes perguntas, certificando-se de incluir as referências de versículos.
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Quem são os personagens principais do livro?
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Que perguntas você tem para o texto? Escreva dez.
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Que perguntas você encontra no livro de Marcos?
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Como que o autor comunica a sua mensagem? Que estilos literários ele usa? Por exemplo: história, sermão, perguntas, etc.
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Que palavras/conceitos são repetidos ou explicados ao longo do texto? Faça uma lista completa com referências.
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Onde ocorrem as transições ou mudanças principais? Há um clímax? Se houver, onde está? Há um versículo/passagem que resume a mensagem do livro? Se houver, qual é?
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Em uma frase completa, expresse a linha melódica ou tema central que corre através do livro. (Dica: olhe no começo e no final do livro)
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Como que o livro de Marcos se encaixa na história maior da Bíblia?
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Há algo surpreendente neste livro? Se houver, o que é?
Guia de Estudos Para 'Os Fazeres'
GUIA DE ESTUDOS PARA “OS FAZERES”
INSTRUÇÕES:
No seu pequeno grupo, você terá 5 a 7 minutos para apresentar cada uma das suas passagens bíblicas no módulo que está inscrito. Para cada passagem recebida, por favor responda às perguntas abaixo e se possível providencie cópias das suas respostas em uma folha (de preferência digitado) que vai ajudar o seu grupo a oferecer um feedback produtivo. Lembre-se, queremos ver um trabalho completo para discussão entre os grupos, para isso, ele deve conter:
1. CONTEXTO DA PASSAGEM
Responda como que o contexto informa ou adiciona algo ao significado da passagem estudada? Você precisa considerar: O contexto imediato e literário (o que vem antes e depois do seu texto e a forma como foi escrito); O contexto histórico e cultural (circunstâncias do público original do texto, detalhes relevantes para a vida da época que se destacam, questões religiosos, políticas, geográficas e citações, alusões e/ou conexões históricas que o autor faz com outros livros da Bíblia.
2. ESTRUTURA DA PASSAGEM
Aponte por meio de suas observações e informações que obteve das perguntas, contexto e do gênero literário, como o autor organizou esta passagem? Mostre os pontos da estrutura em seções com referências dos versículos, você deve estar pronto para explicar o motivo pelo qual enxergou a estrutura apresentada.
3. GRANDE IDEIA DA PASSAGEM
Com base na estrutura, qual é a Grande Ideia que a passagem apresenta? A Grande Ideia é a demonstração do argumento que o autor está propondo para a sua audiência (em uma frase concisa, com sujeito, verbo e complemento) Ela deve ser: Concisa, “Expressada com poucas e adequadas palavras, isto é, fácil de memorizar”. Completa, “Expressada de tal forma que contempla todas as partes da Estrutura do texto”. Específica, “Expressada para evidenciar o foco, o coração do assunto do texto”.
4. TEOLOGIA BÍBLICA DA PASSAGEM
Como é que esta passagem se conecta com a meta narrativa bíblica e nos conduz ao Evangelho de Jesus Cristo? Aponte sua conexão com outros textos; Responda, qual parte do Evangelho está em evidência nessa passagem?
5. APLICAÇÕES DA PASSAGEM
À luz da do argumento que você propôs na Grande Ideia e sua relação com a Teologia Bíblica, o que o texto buscou provocar nos primeiros ouvintes / leitores e quais aplicações podem ser feitas para nós hoje? Essas aplicações podem ser feitas para cristãos e não cristãos?