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Módulo

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Leitura do módulo

Holy Bible
Em breve

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Tarefas Prévias

Leia o livro de Marcos pelo menos três vezes. Da sua leitura sozinho (isto é, sem consultar os comentários ou outras ferramentas de estudo bíblico), responda as seguintes perguntas, certificando-se de incluir as referências de versículos.
 

  1. Quem são os personagens principais do livro?

  2. Que perguntas você tem para o texto? Escreva dez.

  3. Que perguntas você encontra no livro de Marcos?

  4. Como que o autor comunica a sua mensagem? Que estilos literários ele usa? Por exemplo: história, sermão, perguntas, etc.

  5. Que palavras/conceitos são repetidos ou explicados ao longo do texto? Faça uma lista completa com referências.

  6. Onde ocorrem as transições ou mudanças principais? Há um clímax? Se houver, onde está? Há um versículo/passagem que resume a mensagem do livro? Se houver, qual é?

  7. Em uma frase completa, expresse a linha melódica ou tema central que corre através do livro. (Dica: olhe no começo e no final do livro)

  8. Como que o livro de Marcos se encaixa na história maior da Bíblia?

  9. Há algo surpreendente neste livro? Se houver, o que é?

Guia de Estudos Para 'Os Fazeres'

GUIA DE ESTUDOS PARA “OS FAZERES”


INSTRUÇÕES:

No seu pequeno grupo, você terá 5 a 7 minutos para apresentar cada uma das suas passagens bíblicas no módulo que está inscrito. Para cada passagem recebida, por favor responda às perguntas abaixo e se possível providencie cópias das suas respostas em uma folha (de preferência digitado) que vai ajudar o seu grupo a oferecer um feedback produtivo. Lembre-se, queremos ver um trabalho completo para discussão entre os grupos, para isso, ele deve conter: 


1. CONTEXTO DA PASSAGEM

 Responda como que o contexto informa ou adiciona algo ao significado da passagem estudada? Você precisa considerar: O contexto imediato e literário (o que vem antes e depois do seu texto e a forma como foi escrito); O contexto histórico e cultural (circunstâncias do público original do texto, detalhes relevantes para a vida da época que se destacam, questões religiosos, políticas, geográficas e citações, alusões e/ou conexões históricas que o autor faz com outros livros da Bíblia.


2. ESTRUTURA DA PASSAGEM

Aponte por meio de suas observações e informações que obteve das perguntas, contexto e do gênero literário, como o autor organizou esta passagem? Mostre os pontos da estrutura em seções com referências dos versículos, você deve estar pronto para explicar o motivo pelo qual enxergou a estrutura apresentada.


3. GRANDE IDEIA DA PASSAGEM

Com base na estrutura, qual é a Grande Ideia que a passagem apresenta? A Grande Ideia é a demonstração do argumento que o autor está propondo para a sua audiência (em uma frase concisa, com sujeito, verbo e complemento) Ela deve ser: Concisa, “Expressada com poucas e adequadas palavras, isto é, fácil de memorizar”. Completa, “Expressada de tal forma que contempla todas as partes da Estrutura do texto”. Específica, “Expressada para evidenciar o foco, o coração do assunto do texto”.


4. TEOLOGIA BÍBLICA DA PASSAGEM

Como é que esta passagem se conecta com a meta narrativa bíblica e nos conduz ao Evangelho de Jesus Cristo? Aponte sua conexão com outros textos; Responda, qual parte do Evangelho está em evidência nessa passagem?


5. APLICAÇÕES DA PASSAGEM

À luz da do argumento que você propôs na Grande Ideia e sua relação com a Teologia Bíblica, o que o texto buscou provocar nos primeiros ouvintes / leitores e quais aplicações podem ser feitas para nós hoje? Essas aplicações podem ser feitas para cristãos e não cristãos?

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