
Leitura do módulo
...
...
Tarefas Prévias
Leia o livro de Gênesis pelo menos duas vezes e Gênesis 1 a 11 cinco vezes. Baseado somente na sua leitura (não consulte comentários ou outros livros) responda as seguintes perguntas. Não se esqueça de anotar as referências Bíblicas.
Para o livro de Gênesis:
-
Quem são as personagens principais do livro?
-
Há um versículo/passagem que resume a mensagem do livro? Se houver, qual é?
-
Qual é a linha melódica ou tema central que corre através do livro? (Dica: olhe o começo e o final do livro) Expresse esta linha ou este tema em uma frase.
Para Gênesis 1-11:
-
Que perguntas você tem para o texto? Escreva dez.
-
Que perguntas você encontra no texto de Gênesis 1-11?
-
Há algo surpreendente nestes capítulos? Se houver, o que é?
-
Há palavras/conceitos repetidos no texto? Anote-os.
-
Que comparações e/ou contrastes importantes você encontra?
-
Onde acontecem as transições ou mudanças maiores?
-
Como que Gênesis 1-11 se encaixa na história maior da Bíblia?
Preparação para a pregação
Prepare uma mensagem de três a cinco minutos sobre esta passagem: Genesis 1 ATENÇÃO: ESTA MENSAGEM DEVERÁ SER ENTREGUE POR ESCRITO AO PROFESSOR MENTOR DO SEU NÚCLEO NA OCASIÃO DO MÓDULO. Não se preocupe com introdução, conclusão, ilustrações ou aplicação. Como parte de sua preparação, responda as seguintes perguntas:
-
Qual é a ideia principal da passagem? Em uma sentença, o que esta passagem está dizendo?
-
Como que o autor desembrulha a ideia principal? Em outras palavras, quais os pontos chaves que dão suporte a ideia principal da passagem?
-
Como que esta passagem se encaixa dentro do fluxo do livro como um todo? Que contribuição singular ela faz para o livro, e como que ela aumenta nosso entendimento do argumento do autor como um todo?
-
Como que esta passagem se encaixa no fluxo da história e da mensagem da Bíblia? Esta passagem antecipa Cristo ou fala dele de alguma maneira? Se a resposta for positiva, como?
-
Responda a seguinte pergunta depois de ter se engajado completamente com as questões de 1 a 4: O que esta passagem tem a dizer para o grupo que eu estou ensinando no século vinte e um? O que estou tentando comunicar aos meus ouvintes?